>

13/03/2019

Enem | Resume-se

Se tem algo que pode te ajudar nos estudos chama-se resumo. Quem está no ritmo de estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já percebeu que são muitas disciplinas e conteúdos para serem assimilados, e como ninguém é robô, são necessárias algumas técnicas para conseguir absorver tudo o que for estudado. E os resumos ajudam a relembrar os principais pontos de cada conteúdo.

Mas a pergunta que não quer calar é: você sabe fazer resumos? Como essa técnica de estudos é muito importante, resolvemos dar aquela ajudinha para você começar a botá-la em prática hoje mesmo.

1. Leia, leia, leia e leia de novo

Um ponto muito positivo do resumo é que você aprende não só quando está lendo-o, mas também enquanto está elaborando-o. E claro que para fazer um bom resumo é necessário estar afiado no assunto. E para isso, é preciso ter lido os textos até aprender de verdade. Leia quantas vezes achar necessário!

2. Capte a essência do texto

Depois de ler e reler o texto e entendê-lo, você passa a entender quais as informações mais importantes dele e começa a fazer um mapa mental de tudo que foi estudado, com a ajuda das palavras-chave, aquelas palavrinhas que irão te fazer lembrar de pontos essenciais.

3. Organize as ideias

Chegou a hora de colocar ordem tudo que você aprendeu sobre os assuntos. Já sabe as palavras-chave, fórmulas, datas e nomes? Então mão na massa! Um ótimo método de organizar é pensando: “como eu explicaria este assunto para alguém?”. Também é fundamental colocar o assunto em tópicos que você considera importantes, e se conseguir fazer alguns esquemas, inclusive com ilustrações.

4. Faça do seu jeito

Depois de seguir todos os pontos sugeridos acima, já estar com sua canetinha na mão e toda matéria na cabeça, é hora de passar as ideias para o papel. Mas nessa hora é importante que você use as suas palavras e faça um resumo do seu jeito, para eu você possa estudar se identificando com ele, tanto na hora de prepara-lo, quanto na hora de usá-lo para fazer suas revisões.

Fonte:
Tags:

Mensagem enviada com sucesso