>

10/10/2018

BM-AL: edital com 100 vagas passa por ajustes finais. Nível médio

A expectativa de realização do concurso público Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas (Concurso Bombeiros AL 2018) é grande. De acordo com a Secretaria de Planejamento do Estado (SEPLAG), o edital de concurso dos Bombeiros/AL para 100 vagas deve sair ainda este ano. A corporação trabalha, no momento, na formalização de contrato junto ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), organizadora escolhida em publicação no Diário Oficial do dia 09 de maio

O concurso dos Bombeiros de Alagoas 2018 já havia recebido um grande avanço no dia 26 de março, quando foi divulgado a comissão que trabalha na elaboração do próximo certame da corporação. O grupo de trabalho será composto por membros da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio – SEPLAG: Sérgio de Figueiredo da Silva, Ricarda Pontual Calheiros, Renata das Neves Defante e Maria Fernanda Tavares Bezerra; membros do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Segurança Pública: Marcelo Fábio Souza de Araújo e Carlos Cauper dos Santos Nascimento; e membro da Procuradoria Geral do Estado – PGE: Cláudia Muniz do Amaral.

O edital de concurso Bombeiros/AL 2018 é esperado para este ano, conforme informou Renan Filho, no dia 13 de março, com alunos de um cursinho preparatório da capital, onde fez o anúncio, ouviu sugestões e respondeu a perguntas dos candidatos. “Na primeira semana de maio nós vamos publicar o edital; já foi aprovado na Fazenda (Secretaria), que é a parte mais complexa – estudo financeiro e econômico – e na Procuradoria Geral do Estado também”, disse o governador.

O último concurso público de Bombeiros de Alagoas aconteceu em 2017, quando contou com 150 vagas, sendo 10 para Oficial Combatente e 140 para Soldado Combatente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) teve a responsabilidade do certame. O salário do Aspirante, condição alcançada após a conclusão do CFO, foi de R$ 6.714,06; enquanto o Soldado Cadete, situação definida durante o período do CFO, foi de R$ 2.249,54.

O Concurso Bombeiros AL 2018

O cargo de Soldado exige, na data prevista para a matrícula no Curso de Formação, ter concluído a última série do ensino médio ou equivalente, com certificado de conclusão ou equivalente, devidamente registrado e reconhecido pela Secretaria de Educação ou outro órgão competente.

O cargo de Soldado terá missão de exercer atividade estudantil, em regime de dedicação integral e exclusiva, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, conforme diretrizes de ensino da Superintendência de Ensino e Pesquisa do CBMAL: realizar serviços de prevenção e extinção de incêndios; realizar serviços de busca e salvamento (aéreo, terrestre, aquático e em altura); executar ações de atendimento pré-hospitalar e socorros de urgência; conduzir e operar viaturas; realizar atividades de segurança contra incêndio e pânico; executar atividades de defesa civil; executar as ações de segurança pública no âmbito das atividades de bombeiro militar; realizar pesquisas técnico-científicas, com vistas à obtenção e ao desenvolvimento de produtos e processos voltados para a atividade bombeiro militar; entre outras tarefas.

Requisitos dos Cargos de Oficial e Soldado do concurso Bombeiros AL 2018

Para concorrer a uma das vagas em ambos os cargos será necessário ter concluído o ensino médio ou equivalente com certificado de conclusão devidamente registrado e reconhecido pela Secretaria de Educação ou outro órgão competente; c) ter idade compreendida entre 18 anos e 30 anos na data de inscrição no concurso; d) ter altura mínima de 1,65m se do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino; e ser habilitado para conduzir veículos automotores, no mínimo na categoria B, ou provisória para esta categoria.

Fonte: Notícias Concursos
Tags:

Mensagem enviada com sucesso