>

06/01/2017

Detran-CE: previsto concurso com 3 mil vagas para o nível médio

Um dos mais aguardados em todo o Estado, o Concurso DETRAN CE 2017 teve previsão em Lei Orçamentária aprovada para realização aguardada para este ano.

A data de lançamento do edital, bem como quantidade de vagas ainda deve ser anunciada pelo Governo do Estado após sua efetiva autorização

Último Concurso DETRAN CE

O último concurso do DETRAN ocorreu em 2006, quando o órgão ainda era denominado DERT. Na ocasião, foram selecionados 200 novos servidores para os cargos de agente de trânsito e fiscal de transportes, em provas aplicadas pela Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF).

O concurso constou de duas fases, sendo elas a prova objetiva e o curso de formação. Na prova objetiva, os candidatos foram avaliados em 50 questões divididas em Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Atualidades e Legislação (Código Brasileiro de Trânsito, resoluções do CONTRAN até número 192 e Regulamentação de Transportes Públicos de Passageiros).

Os 250 melhores posicionados na fase anterior foram convocados para o curso de formação, de caráter eliminatório.

Atribuições dos cargos para o DETRAN CE

Dentre as atribuições do agente de trânsito, dispostas no edital de 2006, estão cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito no âmbito de suas atribuições; operar o trânsito de veículos, de pedestres, de ciclistas e de animais, assegurando a fluidez do tráfego e promovendo a segurança viária; executar a fiscalização de trânsito, autuando e procedendo as medidas administrativas cabíveis relativas às infrações de trânsito; executar a programação de educação e segurança de trânsito.

Ao fiscal de transportes são atribuídas as funções de cumprir a fazer cumprir a legislação e normas regulamentares dos transportes públicos de passageiros do Estado do Ceará; executar a programação de fiscalização definida pelo DERT, realizando “blitz” programadas, seguindo os procedimentos de fiscalização, e ainda autuando e procedendo as medidas administrativas cabíveis relativas às infrações prevista na regulamentação dos transportes públicos de passageiros; elaborar relatórios e emitir laudos; executar a programação de campanhas educativas, visando o bom funcionamento do sistema de transportes públicos de passageiros.

Por que me preparar para o DETRAN CE 2017?

Com a busca cada vez maior pela estabilidade das carreiras públicas, espera-se larga concorrência para o concurso do DETRAN – CE 2017. Então, nada melhor do que se adiantar e iniciar sua preparação a partir do conteúdo programático anterior.

Fonte: Edital Concursos Brasil
Tags:

Mensagem enviada com sucesso