>

25/03/2019

ENEM | O RASCUNHO ESTÁ GARANTIDO

Tem novidade no ENEM. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) garantiu que o rascunho da redação terá linhas e que – finalmente – vai ter espaço suficiente na prova para os cálculos matemáticos. O instituto já tinha anunciado medidas para economizar papel, mas já deixou claro que com a nova diagramação do exame, não será necessária a impressão de novas folhas.

Uma das novidades sobre o Exame Nacional do Ensino Médio se refere ao 2º dia de prova, onde não haverá mais folha de rascunho separadamente. Esse espaço será dado no próprio caderno de questões. A outra novidade é que os dados biométricos dos estudantes passarão a ser coletados com uma esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de 3 mil vezes, diferente do ano passado, quando a coleta era feita com uma lâmina de grafite, impossibilitando a repetição do uso. Além disso, a capacitação dos colaboradores envolvidos na aplicação do ENEM será feita majoritariamente à distância.

Todas essas medidas têm um único objetivo: reduzir custos. O Inep estima uma economia de R$ 42 milhões nos exames e avaliações de 2019, que além do ENEM, é responsável por avaliações como a Prova Brasil, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Fonte:
Tags:

Mensagem enviada com sucesso