>

24/01/2019

ENEM | Vi a nota. E agora?

Como todo mundo já sabe, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgadas na última sexta-feira, alegrando (ou não) o fim de semana de muita gente. As inscrições, em apenas três dias, já somam mais de 1,6 milhões.

E quem visitou o site sentiu falta de um detalhe: o espelho da redação, que será divulgado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), dia 18 de março. Lá os candidatos poderão ver os detalhes da correção dos textos.

Quem fez o último ENEM somente com a intenção de treinar para avaliar como está seu desempenho, também terão conhecimento de suas notas nesta mesma data: 18 de março.

Vi a nota. E AGORA?

Após tomar conhecimento das notas, é hora da parte prática. Com o resultado em mãos, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As oportunidades são muitas, no Sisu são 235,4 mil vagas disponíveis, distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. Já as inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 22 a 25 de janeiro e se a expectativa é para o FIES, deverá esperar até dia 5 de fevereiro, quando as inscrições deverão ser abertas.

Além desses programas de ingresso às universidades nacionais, com a nota do ENEM também é possível cursar ensino superior em Portugal, por meio de convênio do INEP com 37 instituições portuguesas. A lista está disponível na página da autarquia. Segundo o Inep, atualmente mais de 1,2 mil brasileiros usaram o Enem para ingressar nessas instituições.

Fonte:
Tags:

Mensagem enviada com sucesso