>

04/01/2019

EsSA: edital com 1.000 vagas previsto para o próximo mês

A Escola de Sargentos das Armas do Exército vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso Exército ESA 2019) em breve. De acordo com a própria Escola, o certame, tradicionalmente divulgado com 1.100 vagas, deve ser publicado em fevereiro. As oportunidades deverão ser destinadas as áreas Geral Masculino (910), Geral Feminino (100), Saúde (60) e Música (40). Uma novidade, é que o certame deste ano contará com a matéria de inglês.

“No sentido de auxiliar no preparo intelectual dos candidatos, haja vista a homologação do Edital referente ao Concurso de Admissão 2019 aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos 2020/21, está prevista para o mês de fevereiro de 2019, a Escola de Sargentos das Armas informa que será adicionada a matéria “INGLÊS” no Exame Intelectual”, diz o comunicado divulgado.

Para concorrer a uma das vagas no Concurso Exército ESA, o candidato deverá: ter concluído o ensino médio; possuir, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade, com exceção das áreas de Saúde e Música, cuja idade máxima será de 26 anos até o término da matrícula; ter no mínimo 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino e não ser oficial ou aspirante-a-oficial na ativa das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares são requisitos para participar do certame.

De acordo com a tabela de vencimentos dos militares, durante o curso de formação, o aluno fará jus a ajuda de custo para moradia, alimentação e assistência médica, odontológica e psicológica. Após formado, o sargento fará jus ao soldo de R$ 3.825,00.

O Concurso Exército ESA 2019

O concurso ESA 2019 será composto por:

a) Exame intelectual (prova objetiva) de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos inscritos; As avaliações abordarão questões de matemática, inglês (novidade), português, história e geografia do Brasil, teoria musical (somente para candidatos da área música) e conhecimentos específicos de Enfermagem (somente para os candidatos da área de saúde).

b) valoração de títulos, de caráter classificatório, da qual participarão apenas os candidatos aprovados no EI que possuam títulos. ( candidato(a) que não entregar títulos não será eliminado(a) e participará normalmente das etapas subsequentes do CA.

c) Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório, para os candidatos de todas as áreas. Esta inspeção se destina aos aprovados no exame intelectual e classificados(as) dentro das vagas destinadas à área, bem como aos(às) incluídos(as) na majoração que forem convocados(as) pela ESA para continuarem no CA;

d) exame de aptidão física (EAF), de caráter eliminatório, para os(as) candidatos(as) de todas as áreas, aprovados(as) no EI e aptos na IS.

e) exame de habilitação musical (EHM), de caráter eliminatório e classificatório, para os(as) candidatos(as), da área Música, aprovados(as) ou aptos(as) nas etapas anteriores e convocados(as) para este exame prático.

Último edital foi divulgado em 2018

O último edital foi divulgado em 2018, quando contou com 1.100 vagas no Curso de Formação de Sargentos, sendo 1.010 vagas para área Geral/Aviação (910 masculino e 100 feminino), 30 para área de Música e 60 para a área da Saúde. As provas foram aplicadas no dia 29 de julho.

O certame registrou aproximadamente 94.000 candidatos inscritos no Concurso de Admissão 2018 aos Cursos de Formação de Sargentos 2019-20. A concorrência para cada área ficou da seguinte maneira:

– 75 candidatos/vaga para a ÁREA Geral/Aviação (Masculino);

– 171 candidatos/vaga para a ÁREA Geral/Aviação (Feminino);

– 78 candidatos/vaga para a ÁREA Música;

– 93 candidatos/vaga para a ÁREA Saúde.

De acordo com o edital de concurso ESA 2018, as 1.010 vagas para área Geral/Aviação foram distribuídas entre as especialidades de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico – Manutenção de Viatura, Material Bélico – Manutenção de Armamento, Material Bélico – Mecânico Operador, Material Bélico – Manutenção de Viatura Blindada, Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência e Aviação – Manutenção.

Já as 30 vagas da área de Música foram destinadas as especialidades de Clarineta (7 vagas), Fagote em dó/Contra-Fagote em dó (1 vagas), Flauta em dó/ Flautim em dó (1 vaga), Oboé em dó/ Corne-inglês (1 vaga), Saxhorne (2 vagas), Saxofone (3 vagas), Tuba (3 vagas), Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda (2 vagas), Trombone Tenor/ Trombone Baixo (4 vagas), Trompa (1 vaga) e Trompete/Cornetim/ Flueghorne (5 vagas).

Por fim, as 60 vagas restantes serão destinadas para área da saúde, todas elas destinadas ao curso de Técnico em Enfermagem.

Fonte: Notícias Concursos
Tags:

Mensagem enviada com sucesso