>

18/11/2020

Governador do Ceará confirma concursos para PM, PC e Pefoce. previstas 2.870 vagas no total

Novos editais estão por vir no Estado do Ceará. Isso porque o governador Camilo Santana anunciou nesta quarta-feira, 18, em live, os novos concursos para a Segurança Pública com 2.870 vagas no total.

O anúncio ocorreu por meio das redes sociais do governo do estado, previsto para às 10h, mas começou com cerca de 50 minutos de atraso. Camilo contou com a participação de representantes das corporações.

Clique aqui, faça o seu cadastro e receba conteúdos
exclusivos para Carreiras Policiais

O governador começou apresentando os chefes das corporações e discursou sobre as medidas recentes do seu governo. Em seguida, ele prometeu o reforço na Segurança Pública e anunciou os seguintes concursos:

► Concurso PC CE
Camilo anunciou 500 vagas para a Polícia Civil, sendo 400 para inspetores e 100 para escrivães.

► Concurso PM CE
Para a Polícia Militar, o governador confirmou 2.200 vagas, sendo 2 mil para soldados e 200 para oficiais.

► Concurso Pefoce
Na Perícia Forense, Camilo Santana anunciou a oferta de 170 vagas para os mesmos quatro cargos do último concurso, sendo médico perito legista, perito criminal, perito legista e auxiliar de perícia.

► Concurso Bombeiros CE
Camilo ainda prometeu convocar 258 aprovados do último concurso realizado pelo Corpo de Bombeiros.

Os concursos da Segurança Pública já são promessas de Camilo deede 2018, mas nunca saíram do papel. A expectativa é grande em cima desses novos editais.

Camilo contou com a presença do secretário de Segurança, Sandro Caron, além de representantes da Polícia Militar e Bombeiros; da Polícia Civil e da Pefoce.

Concurso PC CE deve contar com mais de 1,4 mil vagas

O concurso para a Polícia Civil CE foi autorizado pelo governador Camilo Santana em agosto de 2018, quando informou publicamente o aval pelas redes sociais.

Camilo, no entanto, não deu uma data de quando o edital seria divulgado. O documento chegou a ser cogitado para aquele ano, mas não saiu.

O governador anunciou o quantitativo de vagas, sendo 1.496 oportunidades, distribuídas para três cargos: delegado, escrivão e inspetor.

A distribuição das oportunidades não chegou a ser divulgada. Camilo, na época, informou que todos os trâmites ficariam sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento.

“A Seplag organizará todos os trâmites para um novo concurso público ainda este ano. Estou autorizando, e venho publicamente anunciar para quem deseja fazer parte da Polícia Civil do Ceará, para quem deseja já começar a se preparar, iniciar os estudos, que está autorizado um novo concurso.”

Concurso Pefoce também chegou a ser anunciado em 2018

Naquele mesmo ano, o ex-secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, anunciou o novo edital do concurso Pefoce, que tinha previsão para sair naquele referido ano, o que não aconteceu.

No entanto, não foram anunciados os cargos e número de vagas. O anúncio foi dado um programa da TV Cidade, quando André respondeu perguntas dos internautas, falou sobre a situação da segurança pública e comentou sobre os concursos.

“Não só o da Polícia Civil, deverá ser lançado (este ano) também o da própria Perícia Forense, que também está precisando de mais gente. Então a gente vai ter um acréscimo de servidores na área da segurança pública.”

O concurso chegou a ser confirmado pelo governador Camilo Santana, mas não saiu do papel, bem como as demais corporações.

A Pefoce informou à FOLHA DIRIGIDA que a Secretaria de Segurança do Estado trabalhava nos preparativos iniciais do edital. Já o ex-secretário afirmou que as carreiras do concurso serão de nível superior.

Com isso, a expectativa é para que a oferta do próximo edital seja a mesma do último concurso, quando:

Cargo Pré-requisito
Médico perito legista Graduação em Medicina
Perito criminal Graduação em Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia (Eletrônica, Mecânica, Química), Física, Química
Perito legista Graduação em Farmácia
Auxiliar de perícia Graduação em qualquer área

 

Fonte: Folha Dirigida
Tags:

Mensagem enviada com sucesso