>

15/05/2018

PM de Alagoas: edital previsto para o dia 31 de maio. Até 30 anos

A expectativa de realização do concurso público da Polícia Militar do Estado de Alagoas (Concurso PM AL 2018) é grande. De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques Santos, o edital de concurso da PM/AL para 500 vagas será divulgado até 31 de maio. O anúncio aconteceu durante uma transmissão ao vivo do governador do Estado, Renan Filho, em uma rede social.

“No nosso cronograma lançamos o edital no dia 31 de maio. Pode haver um atraso de, no máximo, uma semana, mas estamos focados para publicar no dia 31”, disse. Segundo ele, as provas deve ser aplicadas no final de agosto. “O mínimo legal é que em 90 dias se tenha a prova objetiva. Então, se publicarmos o edital no dia 31 de maio a prova deverá ser na última semana de agosto, só teremos que adequar para aconteça em um sábado ou domingo”, concluiu o secretário.

A corporação trabalha, no momento, na formalização de contrato junto ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), organizadora escolhida em publicação no Diário Oficial do dia 09 de maio. Além disso, haverá outras 100 vagas para o Corpo de Bombeiros (CB).

O concurso da PM de Alagoas 2018 já havia recebido um grande avanço no dia 26 de março, quando foi divulgado a comissão que trabalha na elaboração do próximo certame da corporação.

De acordo com o documento (veja abaixo), o grupo de trabalho é composto por membros da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio – SEPLAG: Sérgio de Figueiredo da Silva, Ricarda Pontual Calheiros, Renata das Neves Defante e Maria Fernanda Tavares Bezerra; membros da Polícia Militar e Secretaria de Segurança Pública: Erivaldo Albino dos Santos e Paulo Eduardo Alcioly Wanderley; e membro da Procuradoria Geral do Estado – PGE: Cláudia Muniz do Amaral.

A publicação do edital de concurso da PM/AL 2018 já havia sido confirmada por Renan Filho na manhã do dia 13 de março com alunos de um cursinho preparatório da capital, onde fez o anúncio, ouviu sugestões e respondeu a perguntas dos candidatos.

A realização do concurso PM Alagoas 2018 foi anunciada inicialmente no dia 04 de janeiro durante o lançamento do Programa Ronda no Bairro, quando Renan falou, durante a solenidade, que trabalha para promover, ainda em 2018, um novo concurso público para o Corpo de Bombeiros (CB) e a Polícia Militar (PM) com objetivo de dar sequência aos avanços na Segurança Pública em Alagoas. “Enquanto outros Estados padecem com a violência, Alagoas é uma ilha. Aqui, garantimos a segurança com maior efetivo, salários em dia e novos equipamentos”, salientou Renan Filho.

O último concurso público da PM de Alagoas aconteceu em 2017, quando contou com 1.000 vagas no cargo de Soldado Combatente. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) teve a responsabilidade do certame. O salário após o curso de formação é de R$ 3.522.88.

O Concurso PM AL 2018

Para concorrer a uma das vagas no concurso PM/AL 2018, o interessado deverá ter concluído a última série do ensino médio ou equivalente, com certificado de conclusão ou equivalente devidamente registrado e reconhecido pela Secretaria de Educação ou outro órgão competente; idade compreendida entre 18 anos e 30 anos na data de inscrição no concurso; ter altura mínima de 1,65m se do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino; e ser habilitado para conduzir veículos automotores, no mínimo na categoria B, ou provisória para esta categoria.

Durante o curso de formação, o Soldado da PM/AL terá que exercer atividade estudantil, em regime de internato e(ou) semi-internato, em dedicação integral e exclusiva, exercendo as demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, conforme o Regulamento do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Manual do Aluno do CFP/PMAL e diretrizes de ensino da Diretoria de Ensino da PMAL;

Após formado, o Soldado terá missão de exercer atribuições inerentes ao soldado combatente, com atribuições e deveres, respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes, participando e promovendo a segurança pública através de execuções em ações e operações policiais militares. Para tanto, a atuação do Soldado Combatente compreende as seguintes atribuições específicas, dentre outras: executar o policiamento ostensivo fardado, reservado e velado; assessorar os comandantes de guarnição; executar o serviço de sentinela das guardas de: quartel, em estabelecimentos prisionais e nas assessorias militares; participar de ações e operações policiais; auxiliar e secretariar no desenvolvimento de processos e procedimentos administrativos da Polícia Militar; comandar guarnição de policiamento ostensivo fardado, reservado ou velado, na ausência de oficial e(ou) graduado para tal, obedecida a antiguidade, entre outras atribuições.

Fonte: Notícias Concursos
Tags:

Mensagem enviada com sucesso