>

29/05/2017

PM-PI: nova prova acontecerá no dia 9 de julho

As provas objetivas do concurso da Polícia Militar do Piauí foram remarcadas para o dia 09 de julho, conforme cronograma divulgado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 29 de maio. De acordo com o relatório divulgado pela empresa, 32.010 candidatos se inscreveram para concorrer às 480 vagas ofertadas pela corporação.

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, anunciou que a data da nova prova foi remarcada para o 9 de julho. Anteriormente estava prevista para 02 de julho, mas no dia 2 de julho acontecerá o concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Após detectar tentativas de fraudes, a primeira fase do concurso, realizada no dia 21 de maio, foi anulada e será repetida para os mesmos candidatos. Para garantir segurança e sigilo, as novas provas serão elaboradas e impressas por outra instituição de fora do estado, contudo, as outras etapas do concurso continuarão sob a coordenação do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe).

Após verificar com a equipe da Segurança Pública, analisando as ocorrências da aplicação do último concurso da PM, o governador entendeu, junto a Coordenação de Concursos da Uespi, pela manutenção do certame. “Não existe nenhum indício material de envolvimento de pessoas da universidade e do Nucepe”, afirmou.

O Concurso PM PI 2017
A Polícia Militar do Piauí divulgou no dia 29 de março, uma retificação referente ao quantitativo de vagas do concurso público (Concurso PM-PI 2017) divulgado no início deste mês. Antes com 400 vagas para o cargo de Soldado, o edital agora conta com 480 vagas. Lembrando que desse total, 10% serão reservadas a candidatos do sexo feminino.

O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos) da Universidade Estadual do Piauí (NUCEPE) coordenará o certame. O salário inicial será de R$3.100,00. De acordo com o edital de concurso PM/PI 2017, as oportunidades são destinadas as cidades de Parnaíba, Floriano, Picos, Corrente, Avelino Lopes, Uruçuí, São Raimundo do Nonato, Piripiri, Oeiras e Bom Jesus.

O Curso de Formação de Soldados (CFSd PM) será realizado no Centro de Educação Profissional da PMPI, Batalhões ou outras entidades congêneres, podendo ocorrer em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, na forma do Regimento Interno do órgão de formação e demais normas do Curso de Formação de Soldado PM PI 2017.

As inscrições no Concurso PM PI 2017 puderam se inscrever entre 03 e 17 de abril de 2017, no endereço eletrônico oficial da organizadora (http://nucepe.uespi.br/). A taxa de inscrição custará R$80,00Etapas Concurso PM PI 2017
O Concurso Público da Polícia Militar do Piauí constará de 05 (cinco) etapas, sendo:

a) primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na realização de prova escrita objetiva, que será aplicada de forma coletiva, conforme critérios estabelecidos no edital do certame;
b) segunda etapa, de caráter eliminatório, constará de exame de saúde (médico e odontológico), conforme critérios estabelecidos no edital;
c) terceira etapa, de caráter eliminatório, compreenderá o teste de aptidão física e constará de exame atléticos inerentes ao cargo, conforme previsto no edital;
d) quarta etapa, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de exame psicológico, para o qual serão adotados critérios científicos e objetivos, sendo vedada a realização de entrevistas, conforme critérios estabelecidos no edital;e
e) quinta etapa, também de caráter eliminatório, consistirá na investigação social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como na vida atual do candidato, conforme critérios estabelecidos no edital.

Atribuições do Soldado
O Soldado terá que realizar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas formas de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade, por intermédio da conclusão com aproveitamento do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do cargo inicial do Quadro de Praças da Polícia Militar.

Requisitos para concorrer a vaga – Concurso PM PI
A função de soldado da PM PI requer dos candidatos: ser brasileiro nato ou naturalizado; possuir altura mínima de 1,60 m (homem) e 1,55 (mulher); ter idade minima de 18 anos e máxima de 30 anos no período da inscrição; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (homem); possuir CNH categoria “AB”, entre outros requisitos.

Provas Concurso PM PI 2017
Os candidatos serão avaliados por provas objetivas, a serem aplicadas no dia 09 de julho. A avaliação contará com 60 questões, tendo 04 (quatro) horas de duração.

A prova contará com questões de Língua Portuguesa (14 questões), Matemática (07 questões), Conhecimentos Gerais (12 questões) e Noções de Informática, todas com peso 01. Além disso, as avaliações contarão com questões de Legislação da PMPI (07 questões) e Noções de Direito (13 vagas), ambas com peso 02.

O resultado final do concurso será divulgado no site da organizadora, Diário Oficial do Estado do Piauí; no Quartel do Comando Geral da PM – Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa e no site oficial da corporação: www.pm.pi.gov.br. A validade do concurso será de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Fonte: Noticias de Concursos
Tags:

Mensagem enviada com sucesso