>

20/09/2017

Prefeito de Caruaru anuncia concurso para guardas municipais

Foi oi lançado nesta terça-feira (19) o Plano Municipal de Segurança em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com assessoria, o objetivo é a prevenção da violência no município.

Participaram secretários municipais, sociedade civil, jornalistas, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícias Militar, Civil, Científica, Federal e Rodoviária Federal, Bombeiro Militar, Câmara Municipal, Judiciário, Conselho Tutelar, Penitenciária Juiz Plácido de Souza, Fundação de Atendimento Socioeducativo e Governo Presente.

“Eu quero falar do combate à criminalidade e a luta pela paz, que não é missão e nem dever de um só. Por isso, estamos aqui, construindo um Plano Municipal de Segurança Pública, que conta com a participação real de mais de 1.500 pessoas, buscando uma solução para a paz em nosso município”, declarou a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

Segundo a prefeitura, foram coletadas propostas distintas no Plano Municipal, através de consulta popular, que contribuíssem para a prevenção e o combate à violência e à criminalidade, assumindo a articulação e a mediação entre os órgãos e demais entes federados, responsáveis pela segurança pública no nosso país.

Também foi confirmada a realização de concurso público para guarda municipal com, pelo menos, 50 vagas. Atualmente, 34 guardas municipais atuam na segurança patrimonial do município. Ainda de acordo com a prefeitura, um carta com reivindicações foi enviada ao governador Paulo Câmara.

Confira o conteúdo da carta na íntegra:

Considerando a situação de insegurança que impera na região do Agreste, em particular no município de Caruaru, com recrudescimento dos indicadores de violência e de criminalidade chegando a níveis inaceitáveis.

Considerando que a situação tem causado uma verdadeira comoção e indignação na população que sofre assustada e evita até mesmo sair as ruas com medo de ser mais uma vítima de atos violentos, inclusive contra a vida, que já vitimaram mais de 200 (duzentas) pessoas no ano de 2017, o que representa um aumento de mais de 34% no número de Crimes Violentos Letais intencionais em relação ao ano de 2016.

Considerando o contido na Constituição da República Federativa do Brasil, no que se refere a Segurança Pública, que estabelece atribuições específicas para cada um dos entes federados, cabendo aos Governos Estaduais atribuições precípuas de enfrentamento direto a criminalidade, através do Órgão Operativo da Secretaria de Defesa Social.

Considerando que o momento de apreensão e comoção de toda a população do município, em função dos últimos acontecimentos de violência, resultou numa reunião que contou com a participação efetiva de parte da sociedade civil organizada, entidades de classes, clubes de serviço, representantes eclesiásticas, executivo municipal, legislativo municipal, lideranças comunitárias e instituições de ensino superior.

Considerando a formação de uma comissão de representação dos interesses da municipalidade, que discutiu proposições de cunho emergencial e estruturador, são encaminhadas as reivindicações abaixo relacionadas:
1. Maior estrutura para o funcionamento dos Órgãos Operativos da Secretaria de Defesa Social, no que concerne aos aspectos físicos e de efetivo;
2. Realização de Ações Emergenciais, através do início imediato de uma operação de contenção da violência;
3. Transformação do 4º Batalhão de Polícia Militar em unidade com policiamento exclusivo para o município de Caruaru;
4. Implantação de mais uma Delegacia de Plantão, implantação de uma Delegacia de crimes de menor potencial ofensivo, implantação de uma Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente, além do funcionamento de Delegacia da Mulher em tempo integral nos finais de semana e em feriados;
5. Estruturação de atendimento e despacho de emergência 190 com base e funcionamento em Caruaru;
6. Ampliação e melhorias do Patrulhamento Rural;

Desta forma, solicitamos a atenção necessária ao atendimento dos pleitos da população de Caruaru, com a celeridade que a situação exige.

Fonte: G1 Caruaru
Tags:

Mensagem enviada com sucesso