>

22/06/2021

Prefeitura do Recife: anunciado concurso com 1.300 vagas efetivas para professores

O prefeito de Recife, João Campos, anunciou na segunda-feira, 21, a realização de novo concurso com 1.300 vagas . A oferta será para ingresso de professores na rede municipal. As chances serão distribuídas entre as 320 unidades escolares do município.

De total de oportunidades, 1.100 serão para professores I (contemplando a Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais com carga horária mensal de 145 horas/aula) e 200 para professores II (contemplando o Ensino Fundamental Anos Finais com carga horária de 100 horas/aula).

“A gente anuncia aqui a contratação de até 1.300 professoras e professores para atuarem em uma das 320 unidades educacionais da Prefeitura do Recife. Lembrando que dessas 1.300 vagas, 1.100 vão ser dedicadas para ocupação das creches e do ensino fundamental nos anos iniciais e outras 200 para ensino fundamental anos finais”, explicou Campos.

A Prefeitura de Recife já formou a comissão organizadora do concurso. O grupo tem como principal função o planejamento, acompanhamento e supervisão do processo seletivo. Com isso, a gestão trabalha na elaboração do edital e contratação da banca.

Porém, o processo de organização e conclusão do concurso é longo. Para suprir a carência imediata de professores, o município de Recife realizará um processo seletivo para contratação de 1.300 temporários.

“Até que (o concurso) seja lançado, a gente vai começar de maneira imediata com a contratação simplificada. Vamos juntos fortalecer a educação na nossa cidade e eu tenho certeza que, com professores e professoras engajados, preparados e preparadas e com nossos alunos prontos para aprender, a gente vai consolidando a cada dia Recife como a cidade que fortalece a educação”, completou.

O edital para a seleção será publicado nos próximos dias. Para garantir as atividades no ano letivo 2021, serão contratados 1.100 para professores I – contemplando a Educação Infantil e o Ensino Fundamental Anos Iniciais – e 200 para professores II, contemplando o Ensino Fundamental Anos Finais, ambos com carga horária de 270h/a.

Último concurso para Educação de Recife PE foi em 2015

O último concurso para a área de Educação de Recife ocorreu em 2015, com organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na época, foram disponibilizadas 500 vagas efetivas, sendo 50 reservadas para candidatos com deficiência.

As chances eram para o cargo de agente de apoio ao desenvolvimento escolar especial, com exigência de nível médio completo. O salário básico era de R$1.193,37 para uma carga horária de 40 horais semanais.

O concurso foi composto por duas etapas. A primeira etapa foi uma prova objetiva com 50 questões divididas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Legislação Específica e Noções de Primeiros Socorros. As provas foram realizadas na cidade de Recife.

Além do exame objetivo, a primeira etapa ainda foi constituída de prova discursiva da qual foi composta por uma redação em gênero dissertativo-argumentativo. O total de pontos da discursiva foi de 40 pontos.

O exame psicotécnico foi a última etapa do concurso e somente os aprovados na primeira etapa foram convocados. O exame consistiu na avaliação de características intelectuais, emocionais, motivacionais e de personalidade dos candidatos.

Fonte: Folha Dirigida
Tags:

Mensagem enviada com sucesso