Terça-feira acaba a espera: o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) abre inscrições e tem novidade vindo aí. Quem nunca usou o sistema é bom ficar ligado nas dicas de como aproveitar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para garantir uma vaga no ensino superior público.
Por meio do Sisu, os candidatos usam a nota do Enem para ingressar em instituições públicas.
Neste ENEM são mais de 235,4 mil vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. Já no primeiro passo é possível escolher até duas opções de cursos. A lista das vagas você pode consultar no site do programa.
A grande novidade de 2019 é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção, portanto, a dica é se inscrever no que realmente deseja trabalhar, tanto na primeira quanto na segunda opção.
Caso o candidato não passe em nenhuma das duas opções, ele pode escolher se quer ficar na lista de espera da primeira ou da segunda opção. Com isso, há oportunidade de entrar numa lista de espera que tem mais chance. Os resultados das chamadas na lista de espera agora serão divulgados pela universidade que o candidato escolheu e não mais pelo SISU.
Com suas notas em mãos, os estudantes já podem pesquisar as notas de corte de anos anteriores para terem uma noção de onde seu resultado pode levá-lo, tanto em relação ao curso, quanto à instituição que pretendem ingressar.