O novo concurso de agente penitenciário para a Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco (Seres-PE) está cada vez mais próximo de acontecer. Apesar da pasta não ter passado detalhes sobre o documento, a diretoria do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado (Sindasp-PE) informou que está com o ofício que demostra que no último dia 14 de dezembro foi encaminhada documentação junto a Secretaria de Administração e posterior homologação da PGE.
De acordo com o documento, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), antigo Cespe/UnB, ganhou a licitação para ser a organizadora e agora só está esperando a homologação da escolha da instituição. Segundo o sindicato, o edital já está pronto e deverá ser divulgado na primeira semana de janeiro.
Veja mais detalhes das ofertas
Durante a conversa, o Sindasp-PE também informou que a oferta será mesmo para 200 vagas nos cargos de agente penitenciário efetivo. A remuneração destes servidores públicos será de R$3.276, incluindo auxílio-refeição, contribuição por deslocamento e outros benefícios previstos na legislação. Para se candidatar, será necessário possuir nível superior completo.
Veja informações sobre o último concurso
O último concurso foi realizado em 2009 e obteve mais de 25 mil inscritos para disputar as 500 vagas, entre homens e mulheres. A escolaridade exigida foi o nível médio completo. Os aprovados foram distribuídos pelas regiões de São Francisco, Sertão do Central, Sertão do Moxotó, Agreste Meridional, Agreste Central, Agreste Setentrional, Mata do Sul e Metropolitano.
Os candidatos tiveram que passar por uma prova objetiva de 50 questões sobre Língua Portuguesa, Conhecimentos de Informatica, Raciocínio Lógico e conteúdos de Direitos: Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal e Humanos. Além disso, também foi aplicado um exame médico, avaliação de aptidão física e uma investigação social.