Foi publicada na última quinta-feira (22), no Diário Oficial de Pernambuco, a portaria que institui a comissão coordenadora para o Curso de Formação e Habilitação de Praças do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). O documento prevê a seleção de 300 candidatos. O projeto básico para a escolha da organizadora ainda está sendo elaborado, no entanto, de acordo com a Gerência da Secretária de Defesa Social (GCAP), “A intenção é que o concurso seja realizado ainda este ano”.
Para participar da seleção, é necessário possuir o ensino médio. Na ocasião, o candidato irá passar por cinco etapas: prova objetiva, teste de aptidão fisica, exame médico, exame psicológico, investigação social e curso de formação com duração de seis meses. Esta última não garante a vaga na disputa, a menos que o candidato seja aprovado.
O curso de Formação e Habilitação de Praças será realizado no bairro de Curado, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, distante 35 minutos de Recife. Durante a formação, o aluno receberá uma bolsa-auxílio de R$ 970,42. Após a conclusão, o soldado poderá chegar a cabo, e depois a sargento, em um período aproximado de cinco anos para cada cargo.
O salário inicial é de R$ 2.800. Além da oportunidade de crescimento na carreira, os contratados podem contar benefícios como plano de saúde para dependentes, acesso ao Colégio Militar para os filhos e parcerias com clubes sociais. No mais, devido ao percentual de contribuição atual, o servidor após se aposentar continuará recebendo o mesmo salário.