>

28/03/2017

Ceará: em breve concurso com mais de 1.000 vagas para ag. penitenciário

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus-CE) vai realizar concurso este ano! O governador Camilo Santana autorizou a seleção de mil vagas para o cargo de agente penitenciário. Porém, este número pode ultrapassar 1.500 oportunidades, entre homens e mulheres. A Folha Dirigida Online conversou com o setor de administração do órgão e foi informada que a previsão é que o edital seja divulgado até o segundo semestre. Objetivo do órgão é que o concurso seja finalizado em 2018. Outras discussões sobre a organizadora e provas seguem em pauta.

Saiba mais sobre o cargo de agente penitenciário

Para se candidatar é necessário nível médio ou técnico. Atualmente, o salário dos agentes podem chegar a R$ 5 mil, incluindo adicional noturno e gratificação especial por atividade de risco. Estes profissionais terão jornadas de 40h, com exceção dos regimes de plantão, cuja carga será de 12/36h, podendo haver revezamento de manhã e noite. O agente penitenciário terá como atribuições: vigilância, custódia, guarda, escolta, assistência e orientação de pessoas recolhidas aos estabelecimentos penais estaduais.

Entenda os procedimentos do concurso da Sejus-CE

No último concurso realizado em 2011, as vagas foram distribuídas nas macrorregiões: Metropolitana de Fortaleza, Litoral Oeste, Sobral/Ibiapaba, Sertão Central, Sertão dos Inhamuns, Baturité, Litoral/Leste, Jaguaribe e Cariri/Centro Sul. A seleção foi organizada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Os candidatos tiveram que passar por provas objetivas de 60 questões sobre Língua Portuguesa (10), Noções de Informática (10), Noções de Direito (10), Direitos Humanos e Cidadania (10), conhecimentos específicos (10) e Legislação Especial (10). Foi considerado aprovado para a segunda etapa (inspeção de saúde) quem obteve a nota mínima de 6,0. Houve também uma avaliação de capacidade física que consistiu em salto a distância, salto em altura e corrida de 12 minutos. Além disso, foram aplicados testes psicológicos e uma investigação social.

Mais informações sobre
Fonte: Folha Dirigida
Tags:

Mensagem enviada com sucesso