Por meio de um aviso publicado no Diário Oficial de 23 de setembro, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) anulou oficialmente o concurso, até então suspenso, para delegado da Polícia Civil. Porém, a novidade é que o certame será retomado em breve, já que segundo declaração do gerente geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária da SDS-PE, Manoel Caetano, está em andamento um novo processo de licitação que determinará uma nova organizadora.
Sendo assim, a previsão é que até o fim deste mês seja divulgado o nome da empresa que ficará responsável pela elaboração de um novo edital para o concurso, que prosseguirá com a oferta de 100 vagas para o cargo. A expectativa é que o documento saia já em novembro, juntamente com as seleções para as Polícias Militar, Científica e Civil.
Um dos principais requisitos para vir a se tornar delegado é a graduação em Direito. O cargo tem vencimento inicial de R$ 12.229,81, já incluídas a gratificação de chefia de delegacia de R$ 1 mil e o programa de jornada extra, no valor de R$ 2.160. A carga horária é de 40 horas semanais. As etapas, provavelmente, permanecerão sendo de provas objetivas e discursivas, testes físicos, avaliação psicológica, exames médicos, investigação social e curso de formação profissional.
Os candidatos que se inscreveram anteriormente e pagaram os boletos no valor de R$138, terão este valor ressarcido. o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE) está providenciando os trâmites necessários para realizar, em data a ser estabelecida, através de publicação de informações em seu site, os procedimentos visando tal reembolso.
A Secretaria de Defesa Social esclareceu, ainda, que não houve nenhuma fraude no processo de contratação da organizadora. E a medida de anulação se deu com base em recomendação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).