O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran/CE) divulgou, na última terça-feira, 12 de setembro, por meio de publicação em diário oficial, o contrato com a organizadora do seu novo concurso público, a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece). O documento também oficializa a oferta de vagas e a distribuição destas pelos cargos. Ao todo serão 383 oportunidades, sendo 50 para cargos com exigência de ensino fundamental, 300 para ensino médio e 33 para nível superior, com remunerações iniciais de até R$ 3 mil. A publicação do edital de abertura de inscrições deve ocorrer já nesta sexta-feira, dia 15 setembro, de acordo com declaração feita pelo governador Camilo Santana, no último dia 5, durante conversa com a publicação ao vivo pelo Facebook.
Ensino Fundamental
No caso de ensino fundamental, todas as 50 vagas serão para o cargo de assistente de atividade de trânsito e transporte.
Ensino Médio
Para ensino médio, das 300 oportunidades, 50 serão para o cargo de vistoriador e 250 para agente de trânsito e transporte.
Nível Superior
Por fim, no caso de nível superior, as 33 serão para analista de trânsito e transporte nas seguintes áreas: contador, tecnologia da informação, engenharia civil, engenharia elétrica, assuntos educacionais, administração, engenharia mecânica e arquitetura.
Reestruturação
O concurso vem sendo aguardado desde 17 de dezembro, quando a Assembleia Legislativa aprovou mensagem do governador Camilo Santana, no sentido de criar o novo plano de cargos e salários do departamento. “O próximo passo é trabalharmos para lançar o concurso público do Detran, trazendo o ingresso de mais servidores que se somarão aos atuais para ampliação dos serviços no âmbito do trânsito e do transporte”, diz nota divulgada pela diretoria do Detran em dezembro.
De acordo com a nota, além das melhorias salariais, que representarão R$ 6,9 milhões ao ano de incremento salarial, o Detran passa a ser um grupo próprio, desvinculando das demais carreiras do estado, o que permitiu criar referências e cargos específicos, onde o servidor possa garantir progressões e promoções durante toda a carreira. A nota diz, ainda, que antes do concurso, deve iniciar o processo de enquadramento, onde os servidores poderão fazer a opção pelo novo plano.
O último concurso do Detran/CE ocorreu há mais de dez ano, em 2006, quando foram oferecidas 200 vagas para os cargos de agente de trânsito e fiscal de transportes. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação José Pelúcio Ferreira (PFPF).