A Prefeitura de Recife, em Pernambuco, prorrogou por mais 90 dias o prazo para conclusão dos trabalhos do novo seu concurso, com 162 vagas.
A oferta será para Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e para a Autarquia de Urbanização (URB).
Desta forma, os preparativos para o edital deverão ser finalizados até o mês de abril. Os membros e as atribuições da comissão permanecem inalterados.
A comissão deverá cuidar dos trâmites do concurso, desde a definição das vagas, cargos, elaboração do edital até apoio à banca organizadora contratada.
O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi o escolhido para realizar a seleção. Ele ficará responsável por receber as inscrições do concurso, viabilizar e aplicar as etapas, como as provas objetivas.
A reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos acessou o termo de referência do concurso, que funciona como um espelho para o edital. O documento confirma que a oferta será dividida por cargos de níveis médio e superior.
O destaque será o agente administrativo, único cargo de nível médio, com um total de 33 vagas, sendo sete na URB e 26 na Emlurb.
Veja a seguir a relação de cargos, salários e jornada de trabalho, conforme o termo de referência:
Para quem possui habilitação em mais de um cargo, o projeto básico prevê aplicação de provas de forma a garantir a inscrição de um mesmo candidato em postos de níveis diferentes. Portanto, será possível se inscrever para mais de uma função.
Como serão as provas do novo concurso Recife PE
O termo de referência também revela como será a estrutura de provas do concurso Recife PE. Serão aplicados exames objetivos para todos os cargos, com caráter eliminatório e classificatório.
Os candidatos deverão responder a 80 questões sobre:
Os novos concursos para Emlurb e URB de Recife foram anunciados no final de 2022 pelo prefeito João Campos. A expectativa era realizar o provimento de 390 vagas, mas que dependiam da aprovação de um Projeto de Lei (PL).
O prefeito enviou o PL à Câmara Municipal para criação de 390 vagas, a serem preenchidas através de concurso público.
Como o número é superior as 162 oportunidades previstas, é possível que durante a validade do concurso mais aprovados possam ser chamados por meio do cadastro de reserva.
O objetivo da prefeitura é qualificar o quadro de servidores das autarquias, de maneira definitiva.
“Fizemos um exercício muito grande de captação de operação de crédito e de aumento da nossa capacidade de investimento. Agora vamos ter nossa capacidade operacional ampliada na cidade. E é por isso que a gente precisa aumentar também a nossa capacidade de trabalho, de realizar projetos, de fazer vistorias e de realizar auditoria”, disse o prefeito João Campos sobre a realização do concurso.
Os planos iniciais eram para abertura do concurso ainda no primeiro semestre de 2023. No entanto, atrasaram por conta do processo de criação dos novos cargos.
Informações do concurso
Instituto: Prefeitura de Recife (Emlurb e URB)
Banca: IBFC
Cargos: diversos
Escolaridade: níveis médio, técnico e superior
Vagas: 162
Remuneração: R$ 2.500 a R$ 6.000
Inscrições: a definir
Data da prova objetiva: a definir