O assessor da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social e tenente do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (RN), Christiano Couceiro, para saber novidades em relação ao concurso para a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte em 2016. Segundo Couceiro, a seleção está em fase final de elaboração dos editais. Além disso, o tenente informou que um relatório está sendo preparado para ser entregue ao comandante geral da polícia com algumas alterações na legislação do concurso, visando a trazer uma melhor embasamento jurídico para o edital da PM-RN 2015, com o intuito de evitar problemas futuros.
Couceiro também informou que, de acordo com a necessidade, o órgão trabalha para selecionar oficiais e soldados e estágio para o quadro de saúde (cargos de médico), sendo que ainda está em levantamento a necessidade de vagas para a realização de um processo seletivo diferente. Christiano também informou que a previsão é de 3 mil vagas para a polícia militar, com base na reposição por morte, reserva, reforma, exoneração e demissão, conforme recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN). O objetivo é repor servidores para o quadro de pessoal e não gerar despesas. A expectativa é que as vagas sejam preenchidas gradativamente, ou seja, em concursos realizados anualmente, e não com tanto espaço de tempo, como foi o último concurso, realizado há dez anos.
A empresa que organizará o concurso ainda não foi escolhida. O tenente Christiano informou que a intenção é contratar uma empresa de renome nacional, com conhecimento na área, e que a escolha será por meio de dispensa de licitação, como foi o processo para definir a organizadora do concurso para juízes do Estado. Couceiro ainda disse que o edital será lançado ainda em 2016. O último certame, realizado em 2005, foi executado pela Consultoria em Projetos Educacionais Ltda. (Consultec). A oferta foi de mil vagas para o cargo de soldado do quadro de praças policiais-militares combatentes masculino. O candidatos foram avaliadas por quatro etapas: exame intelectual, avaliação de condicionamento física, exames de saúde e curso de formação de soldado.
Os requisitos para ingressar na Polícia Militar do Rio Grande Norte(PM-RN) na última seleção: não ter sofrido condenação criminal, estar quite com as obrigações militares, não ter sido isentado do serviço militar por incapacidade física defintiva, ter, no mínimo, 1,65 de altura, ter, no mínimo, 19 e, no máximo, 30 anos de idade, atender à exigência de escolaridade determinada para cada cargo e apresentar matrícula no curso de formação ou habilitação. Vale ressaltar que o último concurso foi realizado há muito tempo, por isso, a seleção de 2016 pode vir com novidades.