Tag: concurso polícia civil pe

  • Concurso da Polícia Militar e Civil de PE deve sair nos próximos 45 dias, garante secretário

    Uma excelente notícia para os concurseiros de plantão que desejam ingressar na Polícia Militar ou Civil de Pernambuco. De acordo com o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, o edital da seleção deve ser divulgado já nos próximos dias.

    Segundo Cabral, o governador já autorizou a seleção e a previsão é que o edital seja publicado em breve. “O governador determinou que fosse feito um novo concurso que já está autorizado e deve sair nos próximos 45 dias, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil para que a gente possa reforçar este quadro”, disse o Secretário.

    O secretário também justificou a demora na convocação dos aprovados em concursos anteriores  e garantiu que o governo convocou todo o efetivo possível.  “Houve uma queda na arrecadação, a despesa com pessoal passou a ter uma participação maior na receita e o Estado ficou inviabilizado de contratar ou aumentar salário. Chamamos 1.100 homens, que foi o que deu, mas desde de abril a situação ficou inviabilizada”, justificou Cabral, em entrevista ao Programa ‘Manhã no Vale’ da rádio Jornal Petrolina.

  • Governo de Pernambuco garante concursos públicos para as polícias Civil e Militar

    De olho na estabilidade da carreira e nos salários atrativos, principais argumentos para ingressar no funcionalismo público, milhares de concurseiros pernambucanos estão aguardando com ansiedade o anúncio oficial de dois certames: das polícias Civil e Militar. A questão é que, até o momento, embora 2016 tenha apenas começado, nenhum sinal oficial do lançamento dos editais foi dado pelo governo do estado.

    Hoje, no entanto, o executivo estadual, através da Secretaria de Administração (SAD), garantiu que os dois concursos públicos serão realizados ainda este ano, mas não informou sobre a previsão de lançamento dos editais. As seleções podem até sair do papel e serem realizadas, mas os futuros e possíveis aprovados terão, antes mesmo das inscrições serem abertas, de torcer para que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) do estado permita as nomeações.

    De acordo com a SAD, o governo do estado pretende realizar dois concursos na área de defesa social, sendo 100 vagas para delegados, 500 para agentes, 50 para escrivães e 316 cargos destinados à Polícia Científica, todos vinculados à Polícia Civil, e 1,5 mil oportunidades para soldados da Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PMPE). Atualmente, está publicado um edital na área de educação, com a oferta de 3 mil vagas para professores.

    A questão desses três concursos públicos causou uma pequena divergência entre as secretarias da Fazenda (Sefaz-PE) e de Administração de Pernambuco, em agosto do ano passado. Na época, o titular da Fazenda, Márcio Stefanni, declarou, após participar de uma reunião do secretariado com o governador Paulo Câmara, que o estado não teria condições de realizar novas seleções em virtude da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

    Depois, o governo recuou e, através da SAD, confirmou a realização dos certames. No dia 25 de agosto do ano passado, a SAD divulgou uma nota com o seguinte conteúdo: “Nenhum concurso irá vencer neste ano. Ainda em 2015 haverá concurso para as áreas de Educação e Segurança (SDS). Mas as nomeações só serão realizadas no próximo ano”. Agora, após a virada do ano, nenhuma informação oficial sobre o calendário dos possíveis concursos foi divulgada.

    Vale lembrar que em maio de 2015, em comemoração aos oito anos do Programa Pacto Pela Vida, o governador Paulo Câmara declarou que faria um concurso com 2.366 vagas para as polícias Civil e Militar. No mesmo mês, Câmara autorizou a abertura de um concurso com 3 mil vagas para professores da rede estadual, certame já em andamento e organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

    Procurada pelo reportagem do Diario, a Secretaria de Administração do estado (SAD) enviou uma nova nota oficial sobre a questão dos concursos. No comunicado, a secretaria afirma que “manterá seu compromisso com o Estado e realizará, este ano de 2016, concursos para as áreas de educação e segurança, com nomeações a serem realizadas tão logo o Estado possa admitir pessoal, respeitadas as normas em vigor, a exemplo da Lei de Responsabilidade Fiscal”. Agora, resta aos concurseiros continuarem os estudos e torcerem pela publicação dos editais, ainda sem data certa.

  • O Governo de Pernambuco anunciou que fará concurso com 2.366 vagas em diversos cargos

    O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, afirmou na última semana que serão lançados em breve novos concursos no Estado para preencher 2.366 vagas de níveis médio e superior nos órgãos operativos da Secretaria de Defesa Social (SDS).

    Serão realizados três concursos para as Polícias Militar, Civil e Científica. Segundo o gerente geral de articulação e integração institucional e comunitária da SDS, Manoel Caetano, a previsão é que os concursos sejam realizados no segundo semestre deste ano com provas de conhecimentos, testes físicos, médicos e psicológicos, além da investigação social. O curso de Formação deverá acontecer no início de 2016.

    Os certames terão 1.500 vagas de soldado para a Polícia Militar; 500 ofertas para agente e 50 para escrivães da Polícia Civil; além de 316 oportunidades na Polícia Científica para os cargos de médico legista, perito criminal, auxiliar de perito, auxiliar de legista e papiloscopista.

    De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, os preparativos para a seleção estão na fase da definição das pessoas que integrarão as comissões das Polícias Civil, Militar e Científica que farão a elaboração do Termo de Referência, com vistas a contratação da instituição que irá realizar o certame. Essa instituição e a comissão do concurso serão responsáveis pela elaboração do edital do concurso.

    Concursos anteriores

    A Polícia Militar de Pernambuco (PM/PE) realizou seu último concurso para soldados em 2009 com organização da Upenet. Na ocasião foram oferecidas 2.100 vagas para o posto, que exige nível médio, Carteira Nacional de Habilitação e idade entre 18 e 28 anos, além de altura mínima de 1,65 m para homens e de 1,60 m para mulheres. A seleção teve 103.010 inscritos.

    Já a Polícia Científica de Pernambuco promoveu seu último processo seletivo em 2007. Foram abertas 254 ofertas distribuídas em funções de níveis fundamental, médio e médio/técnico. A organizadora escolhida também foi a Upenet. O processo seletivo apresentou chances para os postos de auxiliar de legista, auxiliar de perito (12), assistente administrativo (89), técnico em radiologia (15), motorista (34) e auxiliar de serviços (55). As remunerações ficaram entre R$ 380 e R$1.268,30.