Tag: exército

  • EsSA: abertas as inscrições para 1.100 vagas. Prova dia 24 de setembro.

    O Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Ensino e Cultura do Exército (DECEx), abriu as inscrições de três novos editais de concurso público. A seleção visa ao preenchimento de 1.100 vagas para ingresso na Escola de Sargentos das Armas (EsSA) nos cursos de formação de sargentos músicos, de saúde e da área geral/aviação.

    Desse total de ofertas, 1.000 são destinadas à área geral/aviação, sendo 900 reservadas aos homens e 100 às mulheres, para ingresso nos cursos de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, intendência, topografia, material bélico – armamento, material bélico – mecânico operador, material bélico – manutenção de viatura auto, manutenção de comunicações e/ou aviação – manutenção.

    Para sargentos músicos são reservadas 40 vagas, distribuídas entre os cursos de clarineta (10), flauta em dó/flautim em dó (2), saxhorne (5), saxofone (4), trombone tenor/trombone baixo (7), trompa (1), trompete/cornetim/flueghorne (9) e tuba (2). Os candidatos deverão comprovar habilidade na execução de partituras com o instrumento musical, a ser verificada em exames específicos.

    As 60 vagas restantes do concurso do Exército são para sargentos de saúde, para a função de técnico de enfermagem.

    Interessados em concorrer a uma das vagas devem ter concluído o ensino médio, idade entre 17 e 24 anos (exceto para as áreas de saúde e música, cuja idade máxima será de 26 anos), altura mínima de 1,55m para as mulheres e 1,60m para os homens. A área da saúde ainda requer curso de técnico em enfermagem e registro no conselho de classe.

    Como participar do concurso do Exército – EsSA

    As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico https://www.esa.ensino.eb.br. A ficha de cadastro estará disponível no site até o dia 12 de junho.

    O participante deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União para pagamento da taxa de participação, no valor de R$ 80, em uma agência bancária.

    Avaliações do concurso do Exército – EsSA

    Todos os candidatos serão submetidos à prova intelectual, de caráter eliminatório e classificatório. As questões objetivas versarão sobre as disciplinas de matemática, português, história, geografia do Brasil, teoria musical e/ou conhecimentos específicos, além de uma redação.

    O exame será aplicado no dia 24 de setembro nas organizações militares sede da cidade escolhida pelo participante no ato da inscrição: Rio de Janeiro/RJ, Resende/RJ, Niterói/RJ, São Paulo/SP, Campinas/SP, Lins/SP, Guarujá/SP, Taubaté/SP, Pirassununga/SP, Vila Velha/ES, Juiz de Fora/MG, Belo Horizonte/MG, Três Corações/MG, São João Del Rei/MG, Uberlândia/MG, Montes Claros/MG, Porto Alegre/RS, Santa Maria/RS, Cruz Alta/RS, Santiago/RS, Pelotas/RS, Uruguaiana/RS, Bagé/RS, Florianópolis/SC, Cascavel/PR, Curitiba/PR, Ponta Grossa/PR, Salvador/BA, Aracaju/SE, Maceió/AL, Recife/PE, João Pessoa/PB, Natal/RN, Fortaleza/CE, Teresina/PI, Petrolina/PE, Manaus/AM, Tabatinga/AM, Tefé/AM, Rio Branco/AC, Boa Vista/RR, Porto Velho/RO, Brasília/DF, Palmas/TO, Goiânia/GO, Campo Grande/MS, Corumbá/MS, Cuiabá/MT, Rondonópolis/MT, Dourados/MS, São Luís/MA, Imperatriz/MA, Altamira/PA, Belém/PA, Santarém/PA, Itaituba/PA, Marabá/PA e Macapá/AP.

    O concurso do Exército ainda será constituído das seguintes etapas: valorização de títulos; inspeção de saúde; exame de aptidão física; exame de habilitação musical; revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos.

    Segundo o edital, os cursos de formação de sargento serão realizados em dois períodos de instrução, distintos e sucessivos, e em diferentes organizações militares de corpo de tropa e estabelecimentos de ensino, tendo o período básico duração de 34 semanas e o período de qualificação duração prevista de 43 semanas.

    Confira o edital.

  • Exército: autorizado concurso com 622 vagas

    Foi publicado na edição de 28 de outubro do Diário Oficial da União (DOU) uma portaria do ministro do Planejamento, Dyogo Henrique de Oliveira, liberando o Exército a selecionar 622 profissionais por tempo determinado.

    Pelo documento, o Comando do Exército terá que contratar até dezembro de 2016 um total de 383 pessoas. Depois, até abril de 2017 deverá ocorrer a contratação dos outros 239.

    O concurso do Exército contemplará 17 oportunidades para o cargo de auxiliar operacional de serviços diversos, que exigirá dos candidatos o nível fundamental.

    Quem possui ensino médio estará apto para os empregos de agente administrativo (16 vagas), agente de serviços complementares (4), agente de serviço de engenharia (62), agente de telecomunicações e eletricidade (6), artífice de carpintaria e marcenaria (24), artífice de eletricidade e comunicações (5), artífice de estruturas de obras e metalurgia (5), artífice de mecânica (20), auxiliar de laboratório (2), auxiliar de artífice (3), auxiliar operacional de serviços de engenharia (7), desenhista (8), laboratorista (14), motorista (22), programador (28), projetista (4), técnico de nível médio (238) e técnico em edificações (9).

    As chances com necessidade de formação superior serão as de administrador (4), analista ambiental (10), analista de sistemas (21), arquiteto (18), contador (8), engenheiro (55), geólogo (6) e técnico de nível superior (7).

    O aval para este processo seletivo do Exército foi concedido para que os profissionais atuem em projetos inseridos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), na implantação do Comando de Defesa Cibernética e da Escola Nacional de Defesa Cibernética e do Comando de Operações Terrestres (Coter) e Centro de Coordenação de Operações Terrestres Interagências (CCOTI).

    Em breve, o Exército deve revelar mais detalhes do certame, que não deve demorar a ser lançado. Os salários iniciais, as áreas de atuação e as atribuições constarão no edital.

    Os contratos terão prazo de até um ano, podendo ser prorrogado em caso de necessidade de profissionais para as áreas determinadas.