Tag: policia militar

  • PM-AL: governador confirma que edital sairá em abril. Mil vagas até 30 anos.

    O governador Renan Filho confirmou, no último dia 20 de março, durante evento de lançamento do Programa Força Tarefa, que o edital do novo concurso público da Polícia Militar do Estado do Alagoas (PM/AL) será publicado no decorrer de abril. Na ocasião, enfatizou que deve acompanhar, juntamente com a Procuradoria Geral do Estado, o processo de escolha da banca organizadora, reforçando que a tendência é de que seja escolhida uma instituição que preste serviços para as universidades públicas federais. “São elas as mais capazes de fazer este tipo de avaliação”, reforçou.

    Na ocasião, o governador também confirmou que a oferta será de mil oportunidades para o cargo de soldado.

    Para concorrer serão exigidos ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos, habilitação na categoria B e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. O salário inicial não foi revelado.

    O anúncio do processo seletivo foi feito em outubro do ano passado pelo próprio governador. Na época, ele enfatizou os seguinte: “As contas do Estado, assim como em todo o país, vivem um momento de dificuldade, mas eu tenho a segurança em fazer um concurso público para poder chamar as pessoas. Nós já chamamos 800 novos policiais. Isso é importante para mostrar ao cidadão que não estamos apenas olhando para frente, mas estamos também fazendo o agora”.

    Último concurso da PM/AL

    Em 2012, a Polícia Militar do Alagoas promoveu concurso com 1.040 vagas para os cargos de oficial e soldado combatente. A empresa responsável por organizar o certame foi o Cespe/UnB.

    A triagem dos participantes ocorreu por meio de prova objetiva, teste discursivo, aptidão física, avaliação médica das condições de saúde e psicológica, apresentação e comprovação documental, além da investigação social.

  • PM-AL: edital com 1.000 vagas será divulgado em março. Até 30 anos

    Um ótima notícia para quem deseja ingressar na Polícia Militar de Alagoas (PM-AL): o edital de um novo concurso será divulgado em março. A informação foi dada pela própria corporação que ainda declarou que serão mil vagas para o cargo de soldado. Entretanto, a organizadora ainda não foi confirmada, nem o prazo das inscrições. O certame é esperado desde 2016, quando o governador, Renan Filho, afirmou a necessidade de restaurar o setor de Segurança e Educação do estado.

    Conheça os requisitos para se candidatar

    Para se candidatar, é necessário ter entre 18 e 30 anos, ensino médio completo e habilitação B. Outro requisito refere-se à altura mínima:1,65m se no caso sexo masculino e 1,60m, no caso do sexo feminino. Segundo a última reforma salarial de 2015, alunos do curso de formação têm ganhos iniciais de R$ 1.304,14. Já o posto efetivo de soldado proporciona soldo de R$ 3.368. Atualmente praças trabalham por regime integral e dedicação exclusiva.

    Entenda o que poderá ser cobrado nas provas

    Por ser um concurso bem disputado, muitos profissionais recomendam a preparação antecipada para o concurso. A última seleção foi realizada em 2012 e os candidatos tiveram que passar, durante quatro horas, por uma prova objetiva de 60 questões sobre Língua Portuguesa, Literatura (Brasileira, Inglesa e Espanhola), Noções de Informática, Ciências Sociais e Ciências da Natureza, Matemática e Legislação ao Policial Militar de Alagoas. Na parte da tarde, houve uma avaliação discursiva em que consistiu na elaboração de um texto dissertativo.

    Além disso, foram aplicados testes de aptidão física que consistiam em flexão na barra fixa ou apoio de frente sobre o solo (homem), apoio de frente sobre o solo (mulher), abdominal supra, shuttle run (traduzido: corrida de ir e vir) e corrida aeróbica de 12 minutos. Na quarta etapa, foram avaliadas as considerações médicas e psicológicas dos concorrentes. Por fim, houve uma investigação social. Os aprovados permaneceram durante três anos no curso de formação de oficiais combatentes, na graduação de cadete.

    Foram ofertadas 1.040 vagas para soldados e oficiais. O concurso obteve 38.184 inscritos e foi organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília (Cespe/UnB).

  • PM e BM-BA: governador confirma concurso! 2.870 vagas

    Durante o lançamento da Operação Verão, nesta quarta-feira (14), o governador Rui Costa anunciou a realização de concurso público para oficiais e soldados da Polícia Militar e do Corpo Bombeiros Militar em 2017. Nesta quinta-feira (15), será publicada no Diário Oficial do Estado a resolução do Conselho de Política de Recursos Humanos (Cope), autorizando a abertura de licitação para contratação da empresa responsável pela realização da seleção.

    O novo concurso vai oferecer 2 mil vagas para soldados e 60 oficiais da PM. Outras 20 vagas serão destinadas a oficiais médicos e dez, para oficiais odontólogos. No caso do Corpo de Bombeiros, serão ofertadas 750 vagas para soldados e 30 para oficiais. “Nossa meta é que, em 2018, já teremos esses novos concursados reforçando o trabalho da PM e dos bombeiros”, disse o governador. Ao todo, serão 2.870 novos policiais para reforçar a segurança pública na capital e no interior do estado a partir de 2018.

  • PM e BM-AL: Governador volta a confirmar concurso

    O governador do Alagoas, Renan Filho, voltou a confirmar, na última semana, a realização dos concursos públicos para a Polícia Militar (PM/AL) e o Corpo de Bombeiros. O intuito do Governo é fortalecer a Segurança Público do Estado.

    “E nem é mais campanha política, agora é compromisso! No próximo ano, iremos abrir novos concursos públicos para o Estado de Alagoas”, disse Renan Filho.

    O político divulgou pela primeira vez a informação na noite do dia 18 de outubro durante a solenidade de formatura de 195 novos praças, formados no Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar de Alagoas.

    Renan comentou que tem a missão de seguir diminuindo o índice de violência no Estado e deu boas-vindas a todos os novos praças da PM. “Sejam bem-vindos para lutar e defender o alagoano. Sejam bem-vindos e vamos, juntos, continuar transformando Alagoas”, enfatizou o governador.

    Como os concursos estão programados para 2017, em breve devem ser definidos e revelados mais detalhes sobre eles, como número de vagas, cargos e banca organizadora.

    Último concurso PM/AL

    Em 2012, a Polícia Militar do Alagoas promoveu concurso com 1.040 vagas para os cargos de oficial e soldado combatente. A empresa responsável por organizar o certame foi o Cespe/UnB.

    A triagem dos participantes ocorreu por meio de prova objetiva, teste discursivo, aptidão física, avaliação médica das condições de saúde e psicológica, apresentação e comprovação documental, além da investigação social.

    Seleção anterior do Corpo de Bombeiros/AL

    O último concurso do Corpo de Bombeiros do Alagoas aconteceu em 2006 e contemplou 643 oportunidades, sendo duas para oficial bombeiro militar capelão, 12 para oficial bombeiro militar médico, três para oficial bombeiro militar dentista, seis para oficial bombeiro militar enfermeiro, 600 para soldado bombeiro combatente e 20 para soldado bombeiro militar músico.

    Todos os concorrentes foram submetidos a uma prova objetiva com questões de múltipla escolha. Depois houve testes pré-admissionais, avaliação de suficiência artístico-musical, aptidão física, avaliação das condições de saúde e curso de formação, de acordo com a função pretendida.

    * Com informações da Agência Alagoas