>

26/10/2020

Perícia Sergipe: novo edital é autorizado para todas as áreas

O Estado de Sergipe tem um novo concurso Perícia SE autorizado. O aval foi anunciado na última sexta-feira, 23, pelo Governo e a Secretaria de Segurança Pública (SSP SE). Com o aval, a Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) realizará o estudo das vagas e os demais preparativos.

Segundo o governo, com a autorização, em breve, o trabalho de análises e exames periciais ganhará um importante reforço, que irá contribuir na constante melhoria da Segurança Pública de Sergipe.

Clique aqui e fique por dentro de todas as novidades com relação aos
concursos da área de segurança.

A autorização ocorreu durante uma reunião do secretário da Segurança Pública, João Eloy, com o coordenador geral de Perícias, Nestor Barros, e o diretor do Instituto de Identificação, Jenilson Gomes.

“É uma reivindicação dos servidores da Coordenadoria Geral de Perícias. Nós estávamos precisando de mais servidores. Então, era uma reivindicação dos peritos e dos papiloscopistas. O secretário João Eloy nos alegrou nesta sexta-feira, 23, com a autorização do concurso público para todas as áreas da perícia”, enfatizou.

Ainda conforme explicou Nestor Barros, a definição das áreas de atuação e formação, assim como a quantidade de vagas serão definidas junto aos institutos que formam a Cogerp, sendo eles:

– Instituto de Criminalística (IC);
– de Identificação (IICM);
– de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF); e
– Médico Legal (IML).

“Nós discutiremos com os diretores para saber quais as maiores necessidades da perícia sergipana, pois atuamos por área. Os peritos criminais são alocados por áreas. Então precisamos identificar as áreas de formação em que estamos precisando de mais servidores para passarmos os quantitativos para o secretário”, concluiu.

Desta forma, os próximos passos envolvem a definição das áreas de atuação pericial, que terão vagas disponibilizadas no concurso Perícia SE. A carreira de perito tem o nível superior como requisito.

Após as definições, que serão feitas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) junto à Cogerp, terá início o processo de escolha da banca organizadora. Somente após a contratação, o edital poderá ser publicado.

Governo dá aval para porte de armas na Perícia SE

Também na última sexta-feira, 23, foi autorizado o porte de arma para as carreiras da Perícia em Sergipe, reivindicação, segundo a Cogerp, de quase duas décadas da categoria.

A concessão do porte de armas estava prevista na Lei Complementar da Perícia, de 2002. No entanto, faltava a regulamentação por decreto, que foi assinado pelo governador Belivaldo Chagas.

“O decreto também tem como base uma instrução normativa da Polícia Federal, que ampara o uso de arma de fogo de profissionais da perícia, muitos deles que atuam em local de crime e circulam o estado em cenários adversos e em várias situações consideradas perigosas”, diz a SSP SE.

Serão adquiridas pistolas e todos os profissionais com previsão para o porte da arma de fogo serão treinados na Academia da Polícia Civil do Estado (Acadepol).

Último concurso Perícia SE foi em 2014

O último concurso Perícia SE foi realizado há seis anos, em 2014. Na época, foram oferecidas 34 vagas para cargos dos níveis médio e superior.

As vagas foram distribuídas pelos cargos de agente técnico de necrópsia e papiloscopista. Neste caso, era necessário ter o nível médio completo. Os ganhos eram de R$1.689.

Além destas carreiras, o concurso também contou com vagas de nível superior, no cargo de perito (criminalístico, médico-legal e odonto-legista), com remuneração de R$4.102.

O concurso foi organizado pela Funcab. Já os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva e, no caso dos peritos, avaliação de títulos. Ao final do processo, os aprovados realizaram o curso de formação na Academia de Polícia Civil do Sergipe.

Mais informações sobre
Fonte: Folha Dirigida
Tags:

Mensagem enviada com sucesso