Até 31 de janeiro, ficam abertas as inscrições do concurso Petrobras com 6.412 vagas para cargos de nível técnico. Em entrevista exclusiva à Folha Dirigida, o gerente de Recrutamento e Seleção da companhia, Danilo Garbazza, detalhou os principais pontos da seleção.
De acordo com ele, o concurso faz parte do Planejamento Estratégico da Petrobras de 2024 a 2028. Com a previsão de novas plataformas e investimentos na indústria de Petróleo e Gás, mais funcionários serão necessários para conduzir a operação.
“Estamos tratando de uma grande transformação na indústria de petróleo e gás e precisamos de sangue novo aqui, de gente boa para nos apoiar nesses desafios, ao longo dos próximos anos”, disse Garbazza.
Do total de vagas disponíveis no concurso, 916 são para contratação imediata e 5.496 para formação de cadastro de reserva. As oportunidades são para profissionais de nível técnico nas ênfases de:
- Enfermagem do Trabalho;
- Inspeção de Equipamentos e Instalações;
- Logística de Transportes (Controle);
- Manutenção (Caldeiraria, Elétrica, Instrumentação, Mecânica);
- Operação;
- Operação de Lastro;
- Projetos, Construção e Montagem (Edificações, Elétrica, Instrumentação, Mecânica);
- Química de Petróleo; e
- Segurança do Trabalho; Suprimento de Bens e Serviços (Administração).
Para se inscrever é necessário ter curso técnico nas áreas especificadas no edital. Porém, existem condições adicionais.
Para aqueles que não têm o curso técnico exatamente como descrito no edital, é possível consultar a tabela de convergência do Catálogo Nacional de de Cursos Técnicos, da portaria 870 do MEC.
Há ainda a possibilidade de diplomas de nível superior ou tecnólogo, como explica o gerente da Petrobras:
“A outra condição é que pode ser aceito também curso diferenciado ou curso de nível superior se o candidato apresentar uma certidão emitida pelo Conselho de Classe, que ateste que as atribuições profissionais estão correspondentes à formação que ele tem”, explicou.
Concurso Petrobras oferece lotação em três regiões
As oportunidades do concurso estão distribuídas por três regiões de lotação: Sudeste, Sul e Ipojuca PE.
No momento da inscrição, o candidato deverá fazer a escolha por uma dessas regiões. O profissional deve ter consciência que poderá ser lotado em qualquer uma das unidades da Petrobras nesses locais, sendo:
Região Sudeste: Betim MG, Cubatão SP, Duque de Caxias RJ, Itaboraí RJ, Macaé RJ, Mauá SP, Paulínia SP, Rio de Janeiro RJ, Santos SP, São José dos Campos SP, Vitória ES ou demais cidades na região Sudeste que a Petrobras atue ou venha a ter atuação.
Região Sul: Araucária PR, Canoas RS ou demais cidades na região Sul que a Petrobras atue ou venha a ter atuação.
Ipojuca: Ipojuca PE ou demais cidades no Estado de Pernambuco que a Petrobras atue ou venha a ter atuação.
O gerente de Recrutamento e Seleção da Petrobras explicou que a lotação exata só será definida após o curso de formação.
“Na etapa final do curso de formação, a gente faz o processo de alocação, em que é analisada a demanda da Petrobras naquele momento, como precisamos alocar e distribuir as pessoas para atender as necessidades. Também analisamos, é claro, os interesses dos empregados. E a gente faz essa combinação entre as necessidades da companhia e os interesses dos empregados. Buscamos fazer um match da melhor maneira possível”.
Candidato também pode escolher o local de prova
De acordo com a Petrobras, o local de prova não será vinculado ao polo de trabalho escolhido no momento da inscrição.
A Petrobras disponibiliza 40 municípios, incluindo todas as capitais do país, para realização das provas: Rio Branco AC; Maceió AL; Manaus AM; Macapá AP; Salvador BA; Fortaleza CE; Brasília DF; Vitória ES; Goiânia GO; São Luís MA; Belo Horizonte MG; Betim MG; Campo Grande MS; Cuiabá MT; Belém PA; João Pessoa PB; Ipojuca PE.
Além de Recife PE; Teresina PI; Curitiba PR; Araucária PR; Duque de Caxias RJ; Itaboraí RJ; Macaé RJ; Rio de Janeiro RJ; Natal RN; Porto Velho RO; Boa Vista RR; Porto Alegre RS; Canoas RS; Florianópolis SC; Aracaju SE; Campinas SP; Cubatão SP; Mauá SP; Paulínia SP; Santos SP; São José dos Campos SP; São Paulo SP; e Palmas TO.
Vale mencionar que não necessariamente o local de prova será o local de lotação do candidato.
Logo após a publicação do edital, a Petrobras ampliou para 40 o número de cidades de provas. “Agora, incluímos todas as capitais e com isso temos um alcance maior”, pontuou Danilo Garbazza.
As inscrições do concurso podem ser feitas até o dia 31 de janeiro, pelo site do Cebraspe. A taxa para completar o processo é de R$62,79, podendo ser paga até o dia 21 de fevereiro.
O concurso Petrobras terá provas objetivas no dia 24 de março de 2024. Os candidatos deverão responder a 100 questões sobre Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos.
Desde 2010 como empregado da Petrobras, Danilo Garbazza deu dicas de estudo:
“Tenham atenção ao que está previsto no edital. Além da parte teórica, faça muitos exercícios e esgote as provas anteriores. Isso dá segurança de que está dominando os temas”.
Resumo do concurso Petrobras
Instituição: Petrobras;
Situação atual: inscrições abertas
Banca: Cebraspe
Cargos: Profissional Petrobras de nível técnico júnior
Escolaridade: nível médio/técnico
Vagas: 916 + 5.496 CR
Remuneração: R$ 5.878,82
Inscrições: até 31 de janeiro de 2024
Data da prova objetiva: 24 de março de 2024
Clique aqui e confira o edital