O governador do Alagoas, Renan Filho, voltou a confirmar, na última semana, a realização dos concursos públicos para a Polícia Militar (PM/AL) e o Corpo de Bombeiros. O intuito do Governo é fortalecer a Segurança Público do Estado.
“E nem é mais campanha política, agora é compromisso! No próximo ano, iremos abrir novos concursos públicos para o Estado de Alagoas”, disse Renan Filho.
O político divulgou pela primeira vez a informação na noite do dia 18 de outubro durante a solenidade de formatura de 195 novos praças, formados no Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar de Alagoas.
Renan comentou que tem a missão de seguir diminuindo o índice de violência no Estado e deu boas-vindas a todos os novos praças da PM. “Sejam bem-vindos para lutar e defender o alagoano. Sejam bem-vindos e vamos, juntos, continuar transformando Alagoas”, enfatizou o governador.
Como os concursos estão programados para 2017, em breve devem ser definidos e revelados mais detalhes sobre eles, como número de vagas, cargos e banca organizadora.
Último concurso PM/AL
Em 2012, a Polícia Militar do Alagoas promoveu concurso com 1.040 vagas para os cargos de oficial e soldado combatente. A empresa responsável por organizar o certame foi o Cespe/UnB.
A triagem dos participantes ocorreu por meio de prova objetiva, teste discursivo, aptidão física, avaliação médica das condições de saúde e psicológica, apresentação e comprovação documental, além da investigação social.
Seleção anterior do Corpo de Bombeiros/AL
O último concurso do Corpo de Bombeiros do Alagoas aconteceu em 2006 e contemplou 643 oportunidades, sendo duas para oficial bombeiro militar capelão, 12 para oficial bombeiro militar médico, três para oficial bombeiro militar dentista, seis para oficial bombeiro militar enfermeiro, 600 para soldado bombeiro combatente e 20 para soldado bombeiro militar músico.
Todos os concorrentes foram submetidos a uma prova objetiva com questões de múltipla escolha. Depois houve testes pré-admissionais, avaliação de suficiência artístico-musical, aptidão física, avaliação das condições de saúde e curso de formação, de acordo com a função pretendida.
* Com informações da Agência Alagoas