A Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG) estará com inscrições abertas, a partir do dia 18 de maio, do concurso que visa ao preenchimento de 1.410 vagas para soldado. Para concorrer, será necessário possuir o nível médio, idade entre 18 e 30 anos até o início do curso, altura mínima de 1,60, não apresentar tatuagem visível, entre outras exigências que podem ser conferidas no ítem dois do edital. Do total de vagas, 1.269 são destinadas ao sexo masculino e 141 ao feminino.
A remuneração inicial é de R$3.049,05 mensais, além de abono fardamento, assistências médico-hospitalar, psicológica e odontológica, para carga horária de trabalho de 40 horas semanais. A validade da seleção é de 30 dias, podendo ser porrogada, uma única vez, por igual período.
O site da Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG) estará recebendo as inscrições do dia 18 de maio até as 23h59 do dia 18 de junho. Na ocasião, o interessado deverá preencher o requerimento e imprimir o boleto para efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$122,95. A inscrição presencial poderá ser realizada nas unidades da corporação, que podem ser conferidas no anexo B do edital, das 8h30 às 12h e de 13h às 17h, na segunda, terça, quinta e sexta-feiras, e das 8h30 às 13h na quarta-feira.
Poderão pedir isenção do valor da taxa, nos dias 19 e 20 de maio no site da Polícia Militar, os participantes que possuírem baixa renda ou que estejam desempregados, mediante a entrega dos seguintes documentos, nos locais das inscrições presenciais: documentos de intitulado, gerado no ato do pedido; comprovante de que é inscrito no Cadastro Único dos programas do governo federal (CadÚnico); e cópias de identidade, CPF e comprovante de residência. O resultado será divulgado até o dia 27 de maio.
Prova objetiva, contendo 40 questões, distribuídas pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História do Brasil, Conhecimentos em Informática e Direitos Humanos; redação, onde serão avaliadas a ortografia, pontuação e conteúdo; exames de saúde; teste de capacitação física; avaliação psicológica; e exame toxicológico farão parte da seleção do concurso. A prova objetiva e a redação estão previstas para o dia 2 de agosto. A partir do dia 24 de julho, os candidatos poderão fazer a impressão do cartão de confirmação, contendo locais e horários de realização dos exames, no site da Polícia Militar.
O curso de formação ocorrerá na Escola de Formação de Soldados (EFSD) da Academia de Polícia Militar (APM), durante 11 meses, com início previsto para março de 2016 e encerramento em fevereiro de 2017. Após conclusão com aproveitamento do CFSD, e satisfeitas as exigências legais, o soldado 2ª classe será promovido a soldado 1ª classe, segundo a ordem de classificação no curso. Para a região na qual for transferido, o policial deverá permanecer por, pelo menos, cinco anos.