O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB) divulgou, por meio de publicação em diário oficial, nesta quinta-feira, 19 de outubro, a assinatura do contrato com a banca organizadora do seu novo concurso público. A escolhida é o Cebraspe e, com a assinatura do contrato, a expectativa é de que o edital de abertura de inscrições seja publicado já no decorrer dos próximos dias. Por enquanto, o que está certo é que a seleção deverá contar com uma oferta de 20 oportunidades, sendo dez para o cargo de auditor.
No caso de auditor fiscal, para concorrer é necessário possuir nível superior em áreas específicas, com remuneração inicial de R$ 16 mil. Porém, os vencimentos do cargo podem chegar a aproximadamente R$ 29 mil, com gratificações.
O último concurso para o cargo ocorreu em 2006, quando foram oferecidas 48 vagas, sendo seis para quem possui formação em direito, oito em engenharia civil, seis em informática/computação e 28 em diversas áreas.
A banca organizadora foi a Fundação Carlos Chagas.
Provas
As provas objetivas contaram com 100 questões. Para as vagas de direito, engenharia civil e informática foram 30 de língua portuguesa, com peso um, 50 de conhecimentos específicos I, com peso dois, e 20 de conhecimentos específicos II, com peso um.
Conhecimentos específicos I versou sobre noções de administração, contabilidade geral, contabilidade orçamentos públicos, finanças públicas, auditoria, matemática, financeira, raciocínio lógico quantitativo, direito constitucional, direito administrativo, noções de direito civil e financeiro, licitações e contratos administrativos, responsabilidade fiscal, gestão fiscal e penalidades.
Em conhecimentos específicos II, para direito: direitos comercial, penal e tributário. Para engenharia e informática, conhecimentos de acordo com a área.
E para as demais áreas foram 30 de língua portuguesa, com peso um, e 70 de conhecimentos específicos, com peso três, incluindo noções de administração, contabilidade geral, contabilidade orçamentos públicos, finanças públicas, auditoria, matemática financeira, raciocínio logico-quantitativo, direito constitucional, direito administrativo, noções de direito civil e financeiro, licitações e contratos administrativos, responsabilidade fiscal, gestão fiscal e penalidades.
Para todos os cargos também foi aplicada uma prova discursiva – redação.