>

24/07/2020

Quer melhorar a sua produtividade? Confira 6 hábitos matinais que podem transformar a sua rotina

Hábitos matinais são as ações que você toma logo pela manhã e que irão definir todo o andamento do seu dia. Então, se você acorda de mau humor, provavelmente o resultado das suas atividades não será bom. Mas se você acorda disposto e animado, é bem possível que as coisas funcionem mais facilmente. Por isso, a primeira coisa para um dia produtivo é estar positivo. Para ter isso todos os dias é preciso estabelecer uma rotina.

Não existe uma fórmula mágica para a produtividade, no entanto há algumas atitudes simples que podem transformar tudo. A rotina é necessária para que seu corpo e seu cérebro se acostumem e estejam sempre preparados para o que vai acontecer. Assim é mais fácil lidar com imprevistos e eventualidades e evitar a ansiedade. Contudo, você precisa testar para saber o que é melhor, o que vale e o que não vale no seu dia-a-dia.

Pensando nisso, o Concursos no Brasil montou uma lista com seis hábitos matinais para ter um dia mais produtivo. Confira:

1. Ilumine o quarto

Assim como deixar o ambiente escuro ajuda a ter um sono melhor, clarear o quarto logo de manhã dá um sinal ao seu relógio-biológico para te acordar. O sol emite uma luz azul e a exposição à essa luz faz com que o organismo entenda que precisa acordar.

Ela regula o ritmo do ciclo sono-vigília, pois, ao amanhecer, o corpo começa a liberar cortisol que o prepara para o estado de atividade (vigília). A luz artificial faz o mesmo efeito. Então, abra as janelas ou acenda as luzes do quarto. Se puder, fique olhando para o céu por alguns minutos.

2. Não pule logo da cama

Levante com calma, principalmente se você tem tempo para isso. Tente acordar mais cedo e usar esse tempinho para se acostumar com o novo dia. Evite o botão da soneca para não ficar protelando a hora de acordar e acabar se atrasando. Não tenha pressa:

Espreguice algumas vezes. Esse hábito matinal libera endorfina por meio dos músculos, trazendo uma sensação de bem estar, ativando a memória corporal e dando disposição;
Mantenha os olhos sempre abertos para receber a luz;
Faça movimentos circulares com os braços e o pescoço para ativar os músculos;
Beba água para se reidratar, já que durante a noite seu sistema passou longos períodos sem água.

Faça tudo com calma. O grito do despertador e o pulo da cama pode te deixar irritado e de mau humor, o que irá gerar desconcentração e, consequentemente, diminuir sua produtividade ao longo do dia.

3. Estabeleça os objetivos do dia

Ainda no quarto, quem sabe até mesmo sentado na cama, você pode listar as tarefas do dia. Pegue um caderno, agenda ou planner e anote tudo que você precisa fazer no dia. Se for possível, marque com cores diferentes o que é prioridade e o que pode ser deixado para depois. Isso irá ajudar a nortear o seu dia e evitar a perda de tempo.

Além disso, esse hábito matinal pode te ajudar a controlar a ansiedade. Sabendo o que precisa ser feito, você realizará tarefas com mais agilidade, tranquilidade e menos estresse. No final do dia você poderá ver seu progresso e, quem sabe, desenvolver estratégias para ser ainda mais produtivo no dia seguinte.

4. Faça algo por você e pelo seu bem-estar

Muitas pessoas têm dificuldade de levantar cedo ou não se sentem motivadas para isso. Já pensou em ligar uma musiquinha para dar aquela animada? Ligue o rádio ou coloque sua playlist favorita no celular. Não precisa ser animada, mas deve te deixar mais disposto a enfrentar o dia. Quem sabe até dar uma dançadinha. Você tem que descobrir o que é melhor para levantar o seu astral.

Aproveite a música para fazer alongamentos ou exercícios físicos. Eles aumentam a energia e o metabolismo. Hábitos matinais de estimulação do corpo ajudam você a cuidar de sua saúde física e mental, já que te ajudam a manter disciplina, foco, confiança e até melhorar a produtividade. Comece com algo mais simples, como esticar os braços e tentar tocar os dedos do pé. Vá incrementando aos poucos com movimentos de yoga, pilates ou até uma corridinha até a padaria.

Você pode também tentar algo que estimule seu cérebro como ler um livro. Assim, você já deixa sua cabeça pronta para trabalhar, mas sem cansá-la, além de adquirir conhecimento e cultura. Tire uns 15 minutos para essa atividade e a use para se inspirar e abrir novas perspectivas.

Outra opção é fazer uma meditação focada na respiração. Inspire fundo por quatro segundos, segure o ar por dois e expire soltando o ar por seis segundos. Repita isso algumas vezes. Dessa forma você vai liberar os pensamentos e ficar mais tranquilo para lidar com as tarefas do dia. O hábito matinal de meditar desenvolve a atenção e concentração.

5. Tome um bom café da manhã

Dizem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, porque se alimentar corretamente no início do dia dará energia ao seu corpo. Principalmente quando é tomado com calma. Novamente, não tenha pressa! Sente à mesa com a sua família, converse um pouco e coma alimentos com nutrientes essenciais e equilibrados.

Esse hábito matinal pode melhorar o seu humor por causa da sensação agradável que dá. Sendo assim, você irá desenvolver uma nova relação com as manhãs. Tudo isso irá te deixar mais disposto, logo a produtividade será maior e sua qualidade de vida melhor. E só depende de você.

6. Controle seu tempo

Ter horários definidos pode te ajudar muito, principalmente se você trabalha em casa. Quem vai para a empresa ou escritório, naturalmente, tem o horário de trabalho definido. Horário de entrada, almoço e saída. Entretanto, no home office e até para quem estuda em casa, esse sistema pode ficar confuso. Muitas vezes os familiares não respeitam o momento ou você mesmo se distrai mais facilmente.

Por isso é importante estipular horas para os hábitos matinais e segui-las na rotina. Assim seu cérebro e seu corpo irão se acostumar. No começo pode ser difícil, mas com o tempo você vai entrar no ritmo e tudo será natural. Defina:

– Horário para começar o trabalho/estudo;
– Quantas horas você vai trabalhar/estudar;
– Tempo de trabalho direto e pleno. Por exemplo, 25 para atividades com 100% da sua atenção;
– Intervalos entre as tarefas. Por exemplo, entre cada período de 25 minutos focado, tire cinco minutos de descanso para ouvir uma música, ler uma notícia ou até mesmo olhar as redes sociais. Mas não se perca nesse momento.

Outra coisa importante é: se você cumpriu certinho suas horas de trabalho/estudo, mas ficou algum serviço pendente que pode ser deixado para fazer no outro dia, deixe para amanhã. Isso também vale para quem trabalha fora.

Evite levar trabalho para casa ou extrapolar suas horas, porque isso irá te deixar estressado, diminuirá suas horas de sono e, por consequência, sua produtividade pode cair. Quando o serviço acabar, desligue o computador e sua cabeça daquilo. Vá relaxar e fazer algo que você goste.

BÔNUS: Em casa use roupas confortáveis

Esta dica é para quem trabalha em casa: use roupas confortáveis. Para algumas pessoas viver e trabalhar no mesmo lugar pode ser um tanto difícil e conflitante. Por isso, opte por usar roupas que te deixem mais à vontade. Se você trabalha fora e lida com um código de vestimenta, que muitos lugares adotam, procure peças que se encaixem nas regras, mas sejam de um tecido mais molinho.

No caso das mulheres, é possível trocar o salto alto por uma sapatilha de bico fino um pouco mais elegante. Assim não vai ter incômodo ou dor nos pés para atrapalhar seu rendimento. É muito importante se sentir bem consigo ao realizar as atividades do dia. Isso melhora a autoestima e, logo, a produtividade cresce.

Existem vários outros hábitos matinais que podem ajudar seu dia a ser mais produtivo, como afirmações positivas. Parece bobo, mas o pensamento positivo nos leva a fazer as coisas com mais leveza e, sendo assim, os resultados são melhores. Pense sempre “eu consigo”, “eu posso”, “eu vou aprender” e deixe de lado o sabotador da sua cabeça que às vezes pode dizer “eu sou burro”, “isso é difícil”.

Acima de tudo isso, antes mesmo de você começar o seu dia, há um ponto muito importante: a noite anterior. Se você tiver uma boa noite de sono, provavelmente irá acordar mais disposto. Então, tente dormir cedo e se preparar corretamente antes de ir para a cama. Evite mexer no celular uma hora antes de dormir, porque a luz que ele emite irá tirar seu sono. Escureça o quarto e relaxe.

Não deixe preocupações do dia seguinte tomarem conta dos seus pensamentos. Faça exercícios de respiração e durma. Lembre-se sempre que o resultado dessas dicas só depende de você. Talvez os resultados não sejam imediatos, mas não custa tentar, não é mesmo? Se esforce uma semana para estabelecer essa rotina e com o tempo descobrirá o que dá certo para você.

Fonte: Concursos no Brasil
Tags:

Mensagem enviada com sucesso