Como estudar em Portugal pelo Enem

Os estudantes brasileiros terão a chance de estudar em mais uma instituição portuguesa. Na última semana, a Universidade do Porto (U.Porto) firmou um convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que preve a utilização dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para seus cursos. Com o acordo, o número de universidades portuguesas que adotam o Enem subiu para 12.

Atualmente, a Universidade do Porto está no ranking das 100 melhores da Europa, sendo uma das instituições mais importantes de Portugal. Conta com uma escola de gestão, 14 faculdades e diversas opções de cursos de licenciatura, mestrado e doutorado. Hoje, a universidade contabiliza um total de 32 mil estudantes matriculados e 650 programas de formação.

O estudante interessado em fazer seu curso de formação superior na U.Porto deverá desembolsar um total de 3.000 euros. No entanto, os alunos estrangeiros com língua portuguesa, que é o caso dos brasileiros, pagam somente metade desse valor.

A seguir, veja todas as universidades portuguesas que aceitam o Enem:

1 – Instituto Politécnico de Barcelos (IPCA)
2 – Instituto Politécnico de Beja (IPBeja)
3 – Instituto Politécnico de Coimbra
4 – Instituto Politécnico da Guarda
5 – Instituto Politécnico de Leiria (IPL)
6 – Instituto Politécnico de Portalegre (IPP)
7 – Instituto Politécnico do Porto (IPP)
8 – Universidade do Algarve
9 – Universidade de Aveiro
10 – Universidade de Coimbra
11 – Universidade de Lisboa
12 – Universidade do Porto