ESA: edital previsto para sair até 05 de abril. Confira!

Boa notícia para os jovens de todo o país. O novo edital do concurso ESA, para formação em 2022, está previsto para sair até 5 de abril. A informação foi confirmada pelo próprio Exército Brasileiro (EB).

Além da publicação do edital, a instituição ainda revelou o possível prazo para inscrição, que deve ser confirmado com a publicação do cronograma, no edital:

– início das inscrições: 07/04/2021
– término das inscrições: 04/05/2021

Clique aqui e conheça o curso on-line para ESA

O quantitativo de vagas ainda não foi informado. No entanto, o Exército confirmou que serão oferecidas chances para sargentos na ESA e na Escola de Sargentos de Logística – a EsLog, nas seguintes áreas:

-> Combatente e aviação;
-> Logística;
-> Saúde e músicos.

Nos últimos concursos, a ESA ofereceu em seus editais mais de mil vagas para candidatos de ambos os sexos. A expectativa é para que um quantitativo parecido possa ser destinado ao edital de 2022.

A data das provas também não foi confirmada, ainda. Mas, elas costumam ser aplicadas entre julho e setembro, de acordo com o calendário de eventos da ESA.

Mas, este ano, além do calendário de eventos, a Escola de Sargentos ainda vai precisar contar outros fatores ponderantes, como a pandemia do novo Coronavírus e diversos locais passando por novos lockdowns.

Concurso ESA exige o nível médio como requisito principal

Quem quiser concorrer ao concurso da ESA precisa ter o nível médio completo com idade entre 17 e 24 anos para a área Geral/Aviação, e entre 17 e 26 anos para as áreas de Música e Saúde.

Além disso, é exigida altura mínima de 1,60 m para homens, sendo que esta limitação não se aplica aos candidatos com até 17 anos, desde que possuam a altura mínima de 1,57 m e exame especializado revelando a possibilidade do crescimento. No caso das mulheres o Exército exige altura mínima de 1,55 m.

Menores de 18 anos que concorrerem às vagas deverão estar autorizados por seu responsável legal a submeter-se ao concurso e, caso seja aprovado e classificado nas vagas estabelecidas, a ser matriculado no curso de formação.

Candidatos à área de Saúde devem ter também concluído o curso de técnico em enfermagem até a data de sua apresentação na organização militar. Para a área de Música, é necessário comprovar a habilidade na execução de partituras com o instrumento musical correspondente a um dos naipes abrangidos pelas vagas.

O soldo inicial da carreira é de R$3.825, podendo aumentar com os adicionais militar e de habilitação. Desta forma, a remuneração pode chegar a R$5.049. O concurso da ESA traz reserva de vagas para negros.

Concurso ESA é composto por diversas etapas

Quer participar do concurso ESA? Então fique ligado, pois os candidatos costumam ser avaliados por meio de diversas etapas de seleção, que serão realizadas em todo o território nacional.

As avaliações costumam ter caráter eliminatório e classificatório. Os exames poderão ser realizados em várias cidades, bem como o Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Manaus, e também nas Guarnições de Exame e Organizações Militares Sedes de Exames (OMSE).

Conforme editais anteriores, a primeira etapa será composta pelas provas escritas, sendo objetiva e redação, podendo ser divida em até seis etapas:

1ª parte – Prova de Matemática (12 questões para áreas Geral/Aviação e oito para as áreas Música/Saúde);
2ª parte – Prova de Português (12 e oitos questões, respectivamente);
3ª parte – Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
4ª parte – Prova de Inglês (quatro questões para área Geral/Aviação e quatro para as áreas de Música/Saúde);
5ª parte – Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12);
6ª parte – Prova de Português (questão única discursiva/redação).
Haverá, ainda, outras etapas de seleção compostas por: avaliação de títulos; exame de habilitação musical (para os candidatos da área de Música); investigação social; exame de aptidão física preliminar;

Além de revisão médica, exame de aptidão física definitivo; e comprovação através da heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição.