Concurso INSS precisará ter 23 mil vagas, diz Fenasps

De acordo com a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), o concurso INSS precisará ter 23 mil vagas para preencher o déficit atual do instituto.

Em seu site, por meio de uma nota oficial, a Fenasps defendeu o grande número de contratações por causa da fila de pedidos no INSS.

“Além do caos estrutural por falta de equipamentos e problemas nos sistemas de lógica operacionais, seria necessária a contratação de pelo menos 23 mil novos servidores para atender à demanda estimada em aproximadamente 1 milhão e 800 mil processos represados na fila virtual, e outros milhares em análise”, afirma a nota.

Além disso, segundo a Fenasps, somente em 2019 houve o afastamento de 65% dos servidores por motivos de doença. A federação considera que este é o momento mais crítico da história da autarquia.

Por fim, ainda existe a expectativa de que um quarto dos servidores da ativa se aposentem até o fim de 2022.

Último concurso INSS foi em 2015

O último concurso INSS foi realizado em 2015, organizado pelo Cebraspe e teve 950 vagas, sendo 800 para nível médio (Técnico do Seguro Social) e 150 para nível superior (Analista do Seguro Social).

Mesmo para aquela época, a quantidade de novos servidores contratados já foi considerada como baixa, afinal, o déficit de servidores no INSS já era grande e tendia a aumentar nos próximos anos caso nada fosse feito.

Seletivo para aposentados e militares inativos em 2020

Em 2020, houve um processo seletivo para a contratação de militares inativos e aposentados do instituto. De acordo com o INSS e com o Ministério da Economia, o objetivo seria zerar a fila de pedidos do instituto.

Apesar de gastos de mais de R$ 12,7 milhões com os 2.596 temporários, a fila não foi zerada e continua muito grande, na casa de 1,8 milhão de solicitações sem respostas. Sendo assim, o seletivo recebeu muitas críticas por parte de servidores efetivos e especialistas da área. Segundo eles, o ideal seria a realização de um grande concurso público para reduzir o déficit do INSS.

Inscreva-se agora para receber atualizações semanais

Concursos Segurança Pública PE 2026: 3.905 vagas são autorizadas

Jovens policiais militares representam o sonho de aprovação no Concurso PMPE 2026 e a preparação oferecida pelo Curso Preparatório PMPE do NUCE.

Concurso PMPE 2026: novo edital se aproxima; veja por que este é o momento de começar a estudar

Policiais da Polícia Civil de Alagoas representando o concurso PC AL 2026 com edital publicado para Agente e Escrivão.

Concurso Polícia Civil AL 2026: edital é publicado com 300 vagas; veja cargos, salários e datas

Alunos da Escola Augusto Severo durante visita ao NUCE Vestibulares na unidade de Piedade.

Escola Augusto Severo visita o NUCE Piedade e participa de ação voltada ao ENEM e SSA

A preparação para o ENEM, SSA da UPE e demais vestibulares começa muito antes da prova. Pensando nisso, o NUCE Vestibulares, unidade Piedade, recebeu os estudantes da Escola Augusto Severo para uma visita especial às suas instalações, proporcionando um momento de integração e incentivo aos estudos.

Cursos em destaque

Dê o próximo passo para conquistar sua aprovação!

Preencha o formulário e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar a encontrar o curso ideal e iniciar sua preparação com quem mais aprova em Pernambuco."