Concurso TSE Unificado 2024: Edital Liberado
Foi publicado o edital do concurso TSE Unificado, nesta quarta-feira, 29 de maio, com a oferta de 412 vagas imediatas e oportunidades em cadastro reserva para técnicos e analistas judiciários em diversas especialidades de nível superior. Os profissionais selecionados poderão atuar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou em um dos 26 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) participantes. A remuneração inicial pode chegar a R$15.387,88.
Detalhes do Edital do Concurso TSE 2024
Como se Inscrever no Concurso TSE 2024
Para participar, os candidatos devem acessar o site do Cebraspe entre 4 de junho e 18 de julho de 2024, preencher o formulário de inscrição, escolher o cargo, área e especialidade desejada, além da cidade de realização das provas. Após isso, o pagamento da taxa de inscrição deverá ser realizado via Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).
Vale ressaltar que será possível optar por até dois cargos, sendo um para Analista Judiciário e outro para Técnico Judiciário, visto que as avaliações serão realizadas em turnos diferentes para cada função.
Distribuição das Vagas no Concurso TSE
As 412 vagas estão distribuídas entre os seguintes cargos e especialidades:
Técnico Judiciário
Analista Judiciário
Requisitos e Salários dos Cargos
Os requisitos básicos para todos os cargos incluem ser aprovado no concurso, ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, estar em gozo dos direitos políticos, e estar quite com obrigações militares e eleitorais. Além disso, cada cargo possui requisitos específicos de formação e, em alguns casos, registro no órgão de classe.
Os salários variam de acordo com o cargo e a especialidade, sendo:
Etapas do Concurso TSE 2024
O processo seletivo será composto por quatro etapas:
Conteúdo Programático das Provas
Os conhecimentos básicos cobrados nas provas incluem Língua Portuguesa, Noções de Direito Eleitoral, Direito Administrativo e Direito Constitucional.
Distribuição dos Cargos por Estado
Os cargos estão distribuídos entre o Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais Eleitorais dos estados participantes, exceto o TRE de Tocantins. A reserva de vagas segue a Resolução TSE nº 23.724, prevendo 20% das vagas para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência e 3% para pessoas indígenas.
Normas Gerais do Concurso TSE
As normas do concurso foram estabelecidas pela Resolução TSE nº 23.724, e a organização ficará a cargo do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
O concurso TSE Unificado é uma excelente oportunidade para quem busca ingressar na carreira pública, com vagas distribuídas em diversos estados e especialidades. Fique atento aos prazos de inscrição e prepare-se para as etapas do processo seletivo.
Confira nossos Cursos Presenciais e Online para se preparar para o Concurso unificado do TSE com o NUCE, campeão em aprovacões.