code 02

Tag: concurso caixa

  • Caixa: banco pode abrir concurso este ano para nível médio

    Mesmo sem a confirmação oficial do banco, é provável que a Caixa Econômica Federal (CEF) abra concurso para técnico bancário ainda este ano. Isto porque é tradição da estatal publicar novos editais cerca de três meses antes da validade da seleção anterior terminar, a fim de manter um cadastro de reserva sempre atualizado. O último concurso para técnico bancário, realizado em 2014 e já com prazo prorrogado, perderá a sua validade em 16 de junho. Ou seja, se a Caixa realmente abrir uma nova seleção, o edital poderá ser divulgado em março ou abril. Sendo assim, é importante que quem deseja ingressar no banco já inicie a preparação, visto que as seleções da CEF são muito concorridas, com mais de 1 milhão de inscritos na última, por exemplo.

    A orientação é dada também por especialistas, como Carlos Arthur Newlands, professor de Conhecimentos Bancários e que também atua na CEF. “Com certeza é necessário iniciar a preparação, até porque o conteúdo programático é razoavelmente extenso. Por isso, quanto mais tempo de estudo, melhor a colocação, ainda mais em uma seleção desse nível”, aconselhou. Conhecendo bem a estatal, já que trabalha nela, Newlands enfatiza que “a Caixa é uma empresa muito interessante, que oferece oportunidades em diferentes áreas”. Quanto à preparação, o especialista acredita que a base do programa da última seleção será mantida (é o mesmo desde 2012) e que, caso haja alguma mudança, será a inclusão da disciplina de Inglês, assim como ocorreu no Banco do Brasil (BB). “Por isso, o edital anterior serve como um guia, uma diretriz, e as provas do concurso atual do BB podem servir bem na preparação para a Caixa”.

    A estatal conta hoje com 97.441 empregados públicos, mas pode ampliar seu quadro com mais 291 cargos, totalizando 97.732 profissionais, conforme determinou uma portaria do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), órgão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), no dia 29 de dezembro. Desse quantitativo, o banco pode optar por chamar mais aprovados do último concurso ou abrir um novo. O presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef) e vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, Paulo César Matileti, revelou que o Estado do Rio tem 8.600 funcionários, mas que o ideal seriam mais 2 mil profissionais.

  • Caixa prepara cronograma de contratações

    No encontro, ficou definido que a estatal tem até 20 dias corridos, ou seja, até 25 de novembro, para apresentar um cronograma de contratação dos classificados no certame de 2014, ou um estudo com o dimensionamento das admissões que têm de ser feitas até dezembro, conforme indica a cláusula 50 do Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015, ou até junho de 2016, que é quando expira a validade dessa seleção.

    Um dos presentes na audiência, o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Sérgio Takemoto, disse que, além dessa recomendação, o procurador Brisolla também sugeriu que nos próximos concursos o banco defina um número exato de contratações que serão feitas, e que não forme apenas um banco de reserva.

    Segundo dados da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), há em torno de 30 mil candidatos hoje que aguardam serem chamados pela Caixa. Além disso, segundo o órgão, somente 3.182 foram convocados (9,67% do total), e desses, apenas 2.482 admitidos (7,54% do total).

    Isto vem de encontro com os números passados pela Assessoria de Imprensa da estatal. Entre o início de outubro e o de novembro deste ano, o quantitativo de admissões feitas permaneceu o mesmo. Para técnico bancário, por exemplo, foram, até agora 2.482 contratados em todo o Brasil, e especificamente no Rio de Janeiro, houve 175 concursados que ingressaram nesse cargo no macropolo da capital, 77 no interior do estado e um no polo de Tecnologia da Informação.