Quem deseja prestar ingressar para a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM-RN) já pode começar a se preparar: está confirmado o concurso público para 600 vagas imediatas. De acordo com a Diretoria de Pessoal da corporação, o edital do aguardado concurso já está pronto e será encaminhado para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), e em seguida para a Secretaria de Administração do Estado. Após aprovado, será feita uma licitação para contratação da empresa organizadora da seleção.
Último concurso público da PM-RN foi há dez anos
O órgão teve o último concurso realizado há dez anos. De acordo com o coronel Klécius, responsável pela Diretoria de Pessoal, o motivo foram os recursos solicitados por alguns candidatos que não foram aprovados. “Quase todo concurso tem até quatro anos de validade. Esse durou quase onze. Esse ano, a justiça determinou o fim desse processo. Mas neste tempo todo quem perdeu foi a sociedade”, explica o coronel.
Segundo ele, anualmente há uma perda de aproximadamente 250 profissionais dessa área por ano; seja por morte, aposentadoria, reforma e outros. Sendo assim, a carência total da PM-RN é de 5 mil vagas. No entanto, a expectativa é que sejam formadas três turmas de 600 policiais ao longo da validade do concurso. Para concorrer, é preciso ter entre 18 e 30 anos.