INSS justifica anulações de questões e atribui pontos a todos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou as justificativas para a anulação de respostas preliminares das provas objetivas do concurso, folhas de respostas e caderno de provas. Tudo deve ser consultado de forma individual no SITE do Cebraspe (antigo Cespe/UnB), organizador. No total, foram cinco questões anuladas na avaliação dos técnicos (três de Conhecimentos Básicos e duas de Específicos) e duas do exame de analista (ambas na parte de Conhecimentos Específicos). Os pontos dessas questões foram concedidos a todos os candidatos.

O Cebraspe informou que ainda não há uma data para a divulgação da classificação final do concurso. Contudo, segundo o organizador, a relação deverá ser liberada logo após os resultados das perícias médicas (deficientes) e da verificação da condição de negro. O preliminar dessas análises está previsto para o dia 15 de julho. Haverá também prazo para recursos, ainda não informado. A data do resultado final das verificações também não foi divulgada.

Questionado sobre a homologação do concurso, o INSS não soube precisá-la, mas adiantou que as nomeações estão previstas para serem iniciadas a partir de agosto, dependendo apenas de confirmação do Ministério do Planejamento. Provavelmente, portanto, a homologação do resultado final da seleção sairá em julho. A saída de Elisete Berchiol da presidência, dando lugar a Leonardo de Melo Gadelha, e a exoneração do diretor de Gestão de Pessoas, José Nunes Filho, cargo ocupado pela substituta Mônica Arcoverde de Moraes, não alteram as previsões passadas, segundo a Assessoria de Imprensa do INSS.

Das 950 vagas oferecidas pelo INSS, 800 são de técnico (nível médio e R$ 5.344,87) e 150 de analista (graduados em Serviço Social e R$ 7.954,09). O concurso tem validade de um ano, prorrogável por igual período. Durante esse período, o INSS deverá convocar excedentes. Para isso, o instituto precisará solicitar ao Planejamento o adicional de 50% das vagas. Isso, segundo o INSS, será avaliado após a homologação do resultado final. A expectativa, porém, é que isso aconteça, tendo em vista as carências de pessoal (3 mil), aposentadorias previstas (11 mil) e tradição do INSS, que costuma chamar um grande número de excedentes.

Inscreva-se agora para receber atualizações semanais

concurso Polícia Penal PE 2026

Concurso Polícia Penal PE 2026: Cebraspe é contratado para seleção com 700 vagas

NUCE apresenta soluções educacionais a gestores da GRE Recife Sul e fortalece parceria com a educação pública

A experiência de mais de três décadas do NUCE na área da educação também vem contribuindo para iniciativas que ultrapassam os limites da sala de aula.
Aulas gratuitas para PMPE lotam o auditório do NUCE em setembro de 2026.

Aulas gratuitas para PMPE lotam auditório do NUCE antes de nova turma

A preparação para o próximo concurso da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) já está movimentando os concurseiros.
Raquel Lyra anuncia 3.900 vagas para concursos da Segurança Pública de Pernambuco em 2026.

Concurso Segurança Pública PE: Raquel Lyra anuncia 3.900 vagas ainda em 2026

Raquel Lyra anuncia previsão de 3.900 vagas para concursos da Segurança Pública de Pernambuco ainda em 2026. Confira os detalhes.

Cursos em destaque

Dê o próximo passo para conquistar sua aprovação!

Preencha o formulário e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar a encontrar o curso ideal e iniciar sua preparação com quem mais aprova em Pernambuco."