>

20/02/2017

PM-AL: edital com 1.000 vagas será divulgado em março. Até 30 anos

Um ótima notícia para quem deseja ingressar na Polícia Militar de Alagoas (PM-AL): o edital de um novo concurso será divulgado em março. A informação foi dada pela própria corporação que ainda declarou que serão mil vagas para o cargo de soldado. Entretanto, a organizadora ainda não foi confirmada, nem o prazo das inscrições. O certame é esperado desde 2016, quando o governador, Renan Filho, afirmou a necessidade de restaurar o setor de Segurança e Educação do estado.

Conheça os requisitos para se candidatar

Para se candidatar, é necessário ter entre 18 e 30 anos, ensino médio completo e habilitação B. Outro requisito refere-se à altura mínima:1,65m se no caso sexo masculino e 1,60m, no caso do sexo feminino. Segundo a última reforma salarial de 2015, alunos do curso de formação têm ganhos iniciais de R$ 1.304,14. Já o posto efetivo de soldado proporciona soldo de R$ 3.368. Atualmente praças trabalham por regime integral e dedicação exclusiva.

Entenda o que poderá ser cobrado nas provas

Por ser um concurso bem disputado, muitos profissionais recomendam a preparação antecipada para o concurso. A última seleção foi realizada em 2012 e os candidatos tiveram que passar, durante quatro horas, por uma prova objetiva de 60 questões sobre Língua Portuguesa, Literatura (Brasileira, Inglesa e Espanhola), Noções de Informática, Ciências Sociais e Ciências da Natureza, Matemática e Legislação ao Policial Militar de Alagoas. Na parte da tarde, houve uma avaliação discursiva em que consistiu na elaboração de um texto dissertativo.

Além disso, foram aplicados testes de aptidão física que consistiam em flexão na barra fixa ou apoio de frente sobre o solo (homem), apoio de frente sobre o solo (mulher), abdominal supra, shuttle run (traduzido: corrida de ir e vir) e corrida aeróbica de 12 minutos. Na quarta etapa, foram avaliadas as considerações médicas e psicológicas dos concorrentes. Por fim, houve uma investigação social. Os aprovados permaneceram durante três anos no curso de formação de oficiais combatentes, na graduação de cadete.

Foram ofertadas 1.040 vagas para soldados e oficiais. O concurso obteve 38.184 inscritos e foi organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília (Cespe/UnB).

Mais informações sobre
Fonte: Folha Dirigida
Tags:

Mensagem enviada com sucesso