>

25/10/2021

Policia Penal de PE: Cebraspe organizará concurso com 1.000 vagas. Nível Superior

Banca definida! O concurso Polícia Penal PE definiu o Cebraspe como organizador da seleção com 1.000 vagas de policial penal.

A dispensa de licitação foi publicada no Diário Oficial de Pernambuco deste sábado, 23.

Todas as mil oportunidades serão para a carreira de policial penal (antigo agente penitenciário).

Para concorrer, é necessário ter o ensino superior completo em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. Os salários atualizados ainda não foram informados.

A dispensa foi publicada por meio da Secretaria Executiva de Ressocialização, tendo a seguinte redação:

O próximo passo deverá ser assinar o contrato com a banca. Feito isso, restará apenas últimos detalhes a serem feitos, por exemplo, a definição do cronograma do concurso entre as partes.

Com tudo concluído, o edital fica liberado para sair a qualquer momento.

Edital Polícia Penal PE deve sair em outubro

A definição da banca organizadora foi um pontapé importante para que o prazo divulgado pelo governo possa ser cumprido. Afinal, a expectativa é ter o edital do concurso Polícia Penal PE ainda neste mês, em outubro.

Em resposta à Folha Dirigida, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado confirmou a previsão.

Inclusive, a pasta revelou que o nome da banca organizadora seria divulgado nos próximos dias, e aconteceu. Ainda não há informações se as provas serão realizadas ainda este ano ou ficarão para 2022.

Quantas vagas terá o concurso Polícia Penal PE?

A seleção da Polícia Penal PE contará com 200 vagas imediatas para o cargo de policial penal. Desse total, 15 serão destinadas a mulheres e 185 a homens. Ainda será formado um cadastro de reserva com 800 oportunidades.

O aval foi publicado em junho pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

“O governador do Estado autorizou um novo concurso, que já está em andamento, com 200 vagas e mais 800 vagas em cadastro de reserva”, disse o titular da pasta.

Como foi o último concurso Polícia Penal PE?

O último concurso da Polícia Penal de Pernambuco aconteceu em 2017, sob organização da própria Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres PE).

Na época, a seleção ofertou 85 vagas para agentes penitenciários, para ambos os sexos e com reserva para pessoas com deficiência. Já era exigido o nível superior completo em qualquer área e Carteira de Habilitação na categoria B.

A remuneração inicial era de R$3.872, incluindo benefícios como vale-transporte, vale-refeição e benefício penitenciário. Já a jornada de trabalho era de plantão com 24 horas de trabalho para 72 horas de descanso.

Como foram as provas?

Nas provas, o concurso da Polícia Penal PE contou com organização do Cebraspe (Cespe/UnB). Os concorrentes foram avaliados por provas objetivas com 60 questões, distribuídas pelas seguintes disciplinas:

Língua Portuguesa;
Noções de Informática;
Raciocínio Lógico;
Direito Administrativo;
Direito Constitucional;
Direito Penal;
Direito Processual Penal;
Legislação Especial.

Além disso, os participantes ainda tiveram que responder a uma prova discursiva com tema na área de atualidades de Segurança Prisional e Direitos Humanos.

Houve, ainda, outras fases, como:

► exames médicos
► avaliação de capacidade física (com testes de flexão na barra ou estático na barra, impulsão horizontal, abdominal, natação e corrida).
► avaliação psicológica, a fim de verificar personalidade, raciocínio e habilidades específicas do candidato
► investigação social.

Os aprovados em todas as fases do concurso foram chamados para o curso de formação inicial da carreira.

Fonte: Folha Dirigida
Tags:

Mensagem enviada com sucesso