Em breve a Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE/PE) deve lançar dois editais de concurso para cargos nos níveis médio e superior. Acontece que o órgão já definiu as comissões que ficaram responsáveis pelos certame; em setembro foi formado o grupo para procurador, enquanto em julho foi criado o para assistente e analista.
O posto de assistente de procuradoria se destina a quem possui certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Já as posições de analista administrativo e analista judiciário exigem formação superior em diversas áreas de atuação.
Com relação à carreira de procurador do Estado, este requer bacharelado em direito completo, inscrição na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), estar quite com as obrigações eleitorais, estar quite com o serviço militar (se for do sexo masculino) e não possuir antecedentes criminais.
O concurso da PGE/PE será feito em dois editais, um para procurador e outro para os demais cargos. O próximo passa para a realização é a escolha da banca organizadora. Por enquanto, não foi revelada a previsão para o lançamento de ambos os certames.
Último concurso da PGE/PE para procurador
Foi em 2009 que o órgão lançou concurso com 20 oportunidades para a carreira. Sob a organização do Cespe/UnB, o certame constou de provas objetivas com 100 questões de múltipla escolha e testes dissertativos.
As perguntas objetivas versaram sobre os seguintes temas do direito: constitucional; administrativo; tributário; processual civil; civil e empresarial; trabalho; processual do trabalho; penal; processual penal; financeiro; previdenciário; e ambiental.