Foi anunciado pelo comandante geral da Polícia Militar do Piauí (PM/PI), coronel Carlos Augusto, que o órgão tem a intenção de abrir concurso público para o preenchimento de 400 vagas. A informação foi revelada durante entrevista a um jornal local.
O comandante disse que já foi encaminhado o pedido para a realização do certame e que, no momento, depende apenas de autorização do governador, que deve liberar o aval devido à necessidade do efetivo.
Todas as oportunidades do concurso da PM/PI serão para o cargo de soldado. A função requer certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
O soldado tem como atribuições planejar; organizar; comandar; controlar e executar as ações e operações policiais militares, materializando a atividade-fim da Polícia Militar, ou seja, o policiamento ostensivo fardado exercido para preservação da ordem pública, através do emprego preventivo e/ou repressivo, objetivando proteger a incolumidade física das pessoas e os bens públicos e/ou privados contra qualquer ato delituoso.
Último concurso da PM/PI
No ano de 2013, a Polícia Militar do Piauí promoveu concurso com 430 vagas, sendo 30 para oficial com nível superior e 400 para soldado. Ambos os sexos foram aceitos no processo seletivo.
Sob organização do Nucepe, a triagem dos participantes constou de prova escrita objetiva, exame de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico e investigação social.