O novo concurso Polícia Civil SE está autorizado. A confirmação veio na manhã desta quinta-feira, 20, por meio de publicação oficial no Instagram da corporação. A oferta será de 60 vagas para agentes e escrivães. Os cargos são destinados a quem possui nível superior em qualquer área. Os ganhos são de R$4.500.
O anúncio da autorização para um novo concurso foi feito em vídeo pelo secretário da Segurança Pública de Sergipe, João Eloy de Menezes, e, também, pelo delegado-geral da Polícia Civil de Sergipe, Thiago Leandro.
Os representantes confirmam que o aval foi concedido pelo governador do Estado de Sergipe, Belivaldo Chagas, e que os preparativos serão iniciados.
Segundo o chefe da pasta, agora com as autorizações o processo do concurso se encontra na Secretaria de Estado da Administração (Sead) para os detalhes finais.
“Isso faz com que oxigene a polícia melhor e com muito trabalho. Quem ganha é toda a sociedade e o povo sergipano”, destacou o delegado.
Concurso PC SE já tem distribuição de vagas confirmada
As 60 vagas autorizadas para o concurso já têm distribuição confirmada. Dessas, serão 50 para agente de polícia e dez para escrivão de polícia.
Ambas as carrerias exigem o nível superior completo em qualquer área, devendo o diploma ser de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Os ganhos, de acordo com o Portal da Transparência do Estado, são de R$ 4.500 para ambos os cargos.
“A pessoa tem que ter uma aptidão e uma vocação. A polícia tem um trabalho totalmente diferenciado”, disse o delegado.
‘Processo costuma ser rápido’, diz secretário
O secretário de Segurança Pública, João Eloy, disse ainda que esse processo quando chega na Sead costuma ser rápido. Dessa forma, a expectativa é de que o edital saia rapidamente.
Segundo ele, agora serão tomadas as devidas providências para a organização desses trâmites, formação de uma comissão para contratar a banca organizadora, escolher a empresa e elaborar o edital.
“Ainda será feita toda a análise jurídica junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE).”
O delegado da Polícia Civil comentou também que as provas devem ser aplicadas no início do ano que vem, mas sem estipular uma data.
Orçamento SE prevê concursos na Segurança Pública
Publicado em janeiro deste ano, o Plano Plurianual de Sergipe (PPA) de 2020 a 2023 traz a previsão de oito novos concursos públicos para o Estado do Sergipe. Entre eles, estão as seleções da Segurança Pública, o que reforça e dá ainda mais celeridade a essa autorização da Polícia Civil.
O texto foi publicado no Diário Oficial do Estado com reserva de orçamento para inscrições em concursos e processos seletivos de diferentes órgãos, sendo eles:
Tribunal de Contas do Estado (TCE-SE);
Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA);
Ministério Público (MP-SE);
Secretaria de Estado de Administração (SEAD-SE);
Segurança Pública;
Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-SE);
Fundação Renascer;
Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc-SE)
De acordo com o Plano Plurianual de Sergipe, o objetivo é, também, reduzir o déficit de servidores da Segurança Pública em 100% com a realização de concursos periódicos.
Na Polícia Civil, o último concurso aconteceu há dois anos, em 2018, cuja oferta foi apenas para o cargo de delegado substituto. Foram oferecidas dez vagas imediatas. Os concorrentes foram avaliados por meio de nove etapas de seleção, sendo realizadas em Aracaju, capital de Sergipe, das quais foram:
Prova objetiva;
Prova discursiva;
Prova de capacidade física;
Exame psicológico;
Exame toxicológico;
Sindicância da vida pregressa;
Prova oral;
Avaliação de títulos; e
Curso de instrução e preparação técnico-profissional.