Orçamento 2015 é sancionado por Dilma Rousseff

Um mês depois de ser aprovado pelo Congresso Nacional, o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015 foi, finalmente, sancionado por Dilma Rousseff.

Para aqueles que esperam por concursos, a aprovação do Orçamento de 2015 é uma excelente notícia, uma vez que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) só pode liberar a autorização de novas seleções em órgãos federais após a votação da LOA de 2015.

A aprovação pela presidente não veio sem as suas alterações. Na lei que passou pelo Congresso, estava prevista a abertura de 28.957 vagas. No documento aprovado por Dilma, o número caiu para 27.917 postos. Isto porque a presidente vetou a criação de oportunidades para o Banco Central e para a Receita Federal.

O texto validado pelo Congresso trazia 987 vagas ‘carimbadas’ para os dois órgãos, sendo 715 para o BC e 272 para a Receita, visando a nomeação de aprovados (apenas no caso do banco) e excedentes nas seleções em vigor para cada uma delas.

A justificativa apresentada para o veto foi a de que “a medida feriria a prerrogativa do Executivo federal em dispor sobre a criação e o provimento de cargos e funções em seu âmbito de atuação, em violação ao princípio da independência entre os Poderes”, previsto na Constituição Federal. No documento consta, no entanto, que o veto não impede o preenchimento de vagas no BC e na Receita, “observadas a previsão legal, a necessidade e a disponibilidade orçamentária”.

Outras informações sobre o Orçamento 2015

No documento consta a previsão de abertura de 321 vagas para o poder legislativo; 9.222 para o poder Judiciário – sendo que destas, 6.956 serão voltadas apenas para a Justiça Eleitoral; 1.879 vagas para o Ministério Público; 3.897 para a Defensoria Pública da União e 12.598 para o Poder Executivo.

Das oportunidades que serão abertas para o poder Executivo, consta a previsão é de sejam abertas até 8.222 vagas para o MEC (Ministério da Educação), ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e outros; 550 para o Insaes (Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior) dentre outros.

Além disso, neste ano, a quantidade de vagas a serem preenchidas será de 44.183, sendo que para 2014 era de 68.172. Caso todas as oportunidades sejam ocupadas em 2015, a despesa anual será de quase R$ 2,5 bilhões.

Com isso, cresce a expectativa para que os concursos tão aguardados para 2015 sejam finalmente autorizados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Os concursandos devem aproveitar o tempo para estudar, pois é grande a concorrência nas concursos dos órgãos federais. Para se ter uma ideia, há seleções, como o do INSS, cujo o número de inscritos chega a quase um milhão – no processo seletivo de 2012, 904.459 pessoas disputaram a carreira de técnico do seguro social. Como já dito por diversos especialistas ao JC, quanto preparado o candidato tiver, maior será a possibilidade dele ingressar no órgão desejado.

Dentre os órgãos que aguardam o aval do MPOG, estão o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Receita Federal do Brasil (RFB), Ministério da Fazenda, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Advocacia-Geral da União (AGU) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Inscreva-se agora para receber atualizações semanais

Concursos Segurança Pública PE 2026: 3.905 vagas são autorizadas

Jovens policiais militares representam o sonho de aprovação no Concurso PMPE 2026 e a preparação oferecida pelo Curso Preparatório PMPE do NUCE.

Concurso PMPE 2026: novo edital se aproxima; veja por que este é o momento de começar a estudar

Policiais da Polícia Civil de Alagoas representando o concurso PC AL 2026 com edital publicado para Agente e Escrivão.

Concurso Polícia Civil AL 2026: edital é publicado com 300 vagas; veja cargos, salários e datas

Alunos da Escola Augusto Severo durante visita ao NUCE Vestibulares na unidade de Piedade.

Escola Augusto Severo visita o NUCE Piedade e participa de ação voltada ao ENEM e SSA

A preparação para o ENEM, SSA da UPE e demais vestibulares começa muito antes da prova. Pensando nisso, o NUCE Vestibulares, unidade Piedade, recebeu os estudantes da Escola Augusto Severo para uma visita especial às suas instalações, proporcionando um momento de integração e incentivo aos estudos.

Cursos em destaque

Dê o próximo passo para conquistar sua aprovação!

Preencha o formulário e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar a encontrar o curso ideal e iniciar sua preparação com quem mais aprova em Pernambuco."