Por Paulo Alberto – Aluno do Nuce
Imagine a seguinte situação: Paula, que treina boxe há 10 anos, mas está há um ano sem treinar, acaba de marcar uma luta contra Renata, que apesar de, até o ano passado, nunca ter treinado boxe na vida, tem se dedicado de corpo e alma a modalidade nos últimos 12 meses. Imaginou? Ótimo. Agora eu te pergunto: em quem você apostaria, na Paula ou na Renata?
Antes de responder, peço que me deixe explicar o que Paula, Renata e Boxe têm haver com Dilma Rousseff, Concursos Públicos e você.
Para começar, não foi à toa que escolhi utilizar o boxe como analogia para Concurso Público quando resolvi escrever esse texto. Pratico o esporte desde que me entendo por gente e, por isso, acredito possuir certa propriedade sobre o tema. E apesar de só ter começado a estudar para concursos há cerca de um ano, já tive tempo suficiente para enxergar inúmeras semelhanças entre as duas atividades. Um exemplo? A PREPARAÇÃO – vontade, motivação, abdicação, sono de qualidade, nutrição inteligente e praticamente todos os outros artifícios utilizados na preparação dos que vencem dentro do ring, caem como uma luva para àqueles que buscam a vitória na forma de uma nomeação pública. Quer outro exemplo? Certo. O-POR-TU-NI-DA-DE. E é exatamente sobre oportunidade que eu vim falar com você.
Segunda-feira, quando a notícia de que a Presidente da república havia dito que suspenderia Concursos Públicos previstos para 2016, vi muita gente dizendo que pararia de estudar. Alguns por puro desespero, é verdade. Outros, por terem encontrado a desculpa perfeita para voltarem à zona de conforto. Afinal, novelas, Netflix, Facebook e WhatsApp, sempre estiveram lá, a espera de um tempinho ocioso. E ao que tudo indica, para muita gente, esse tempo acabou de chegar. O que representa uma “oportunidade de ouro” para os que se manterem no foco.
Como a professora Estefânia Rocha comentou ontem em sala de aula, da última vez que uma notícia dessas saiu, não levou nem seis meses para estourarem Concursos Públicos em tudo que era lugar. E quer saber o que aconteceu? Quem parou de estudar se arrependeu amargamente. Já nas sábias palavras do professor Emmanoel Thadeu, “não tem como um país parar de fazer concurso, meu amigo, afinal, todo dia tem servidor público se aposentando e a máquina pública não pode parar de funcionar”.
Mas, pera aí! Já que eu estou tão feliz de ver a concorrência parando de estudar, por que cargas d’àgua resolvi escrever esse texto? A resposta é simples: Não enxergo os alunos do NUCE como concorrência. Para mim, somos todos companheiros de treino levantando a bandeira de uma mesma equipe. Então, lembra quando perguntei em quem você apostaria? Pois é, sugiro que aposte em você mesmo.