INSS: vereadores apoiam greve e pedem concurso

Vereadores da Câmara Municipal de São Paulo divulgaram no Diário Oficial do Estado (SP) desta sexta-feira, dia 14 de agosto, uma moção em solidariedade à greve dos servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A paralisação tem o objetivo de reivindicar um reajuste salarial de 27,6%, além de celeridade na abertura do novo concurso público do órgão.

Na publicação, direcionada a presidente Dilma Rousseff e que reproduzimos abaixo na íntegra, os vereadores destacam que as reivindicações dos servidores grevistas são justas e pedem para que a presidente tente estabelecer um acordo que atenda as causas do movimento.

O INSS tem até o dia 29 de dezembro de 2015 para publicar o edital de seu novo concurso público. Isso porque a autorização (portaria nº 251) para abertura de 950 vagas de técnico e analista foi concedida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) no último dia 29 de junho e estabelece um prazo de até seis meses para que o edital seja lançado.

No entanto, a greve dos servidores pode fazer com que o edital seja lançado antes desse período. A assessoria de imprensa do INSS informou que já está elaborando o projeto básico do concurso e que, assim que esta etapa for concluída, a empresa organizadora será selecionada.

O INSS afirmou também que tanto as 800 vagas destinadas aos técnicos, quanto as 150 oportunidades para analistas “serão destinadas à lotação nas Agências da Previdência Social, nas diversas regiões do país”. No momento, o INSS conclui o mapeamento interno necessário à identificação daquelas localidades com maior carência de pessoal para fazer a distribuição das vagas.

A expectativa é de que sejam abertas oportunidades para São Paulo e diversos outros Estados, como ocorreu no últimos concursos do INSS, que aconteceram em 2012 e 2013.

Inscreva-se agora para receber atualizações semanais

Raquel Lyra anuncia 3.900 vagas para concursos da Segurança Pública de Pernambuco em 2026.

Concurso Segurança Pública PE: Raquel Lyra anuncia 3.900 vagas ainda em 2026

Raquel Lyra anuncia previsão de 3.900 vagas para concursos da Segurança Pública de Pernambuco ainda em 2026. Confira os detalhes.
Concurso Detran PE 2026: novo edital ganha força

Concurso Detran-PE 2026: novo edital ganha força com proposta apresentada ao Governo de Pernambuco

O concurso Detran-PE voltou a chamar a atenção dos concurseiros de Pernambuco. A possibilidade de um novo edital para o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco ganhou força após movimentações para a realização de uma nova seleção para recompor o quadro de servidores do órgão.
Imagem ilustrativa do Concurso UFPE 2026, com oportunidades para cargos de níveis médio, técnico e superior.

Concurso UFPE 2026: edital oferece 114 vagas e salários de até R$ 5,2 mil

A Universidade Federal de Pernambuco publicou o edital do Concurso UFPE 2026, com a oferta de 114 vagas para cargos técnico-administrativos em educação.
Estudantes da rede pública participam de aulão para vestibulares no NUCE em parceria com a GRE Recife Sul.

NUCE e GRE Recife Sul promovem aulões para estudantes da rede pública

NUCE e GRE Recife Sul promoveram aulões para alunos de quatro escolas públicas, fortalecendo a preparação para ENEM, SSA e vestibulares.

Cursos em destaque

Dê o próximo passo para conquistar sua aprovação!

Preencha o formulário e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar a encontrar o curso ideal e iniciar sua preparação com quem mais aprova em Pernambuco."